
MOTOCROSS | Após o enlameado arranque na histórica pista de Alqueidão, o campeonato de motocross prosseguiu em Trás-os-Montes, para a segunda ronda de 2017. O campeão Hugo Basaúla entrou à defesa do título, mas acabou surpreendido por Paulo Alberto na corrida de MX1.
A pista Multiusos de Freixo de Espada à Cinta acolheu a segunda ronda do campeonato de motocross com temperaturas verdadeiramente primaveris, e mais de meia centena os pilotos que marcaram presença, divididos entre as classes Iniciados, MX2 e MX1, sendo que na corrida de MX2 estiveram igualmente incluídos os pilotos das dois-tempos e os Juniores.

Depois de ter conseguido o melhor tempo nos treinos cronometrados Hugo Basaúla foi surpreendido pelo arranque superior de Luis Correia no arranque da corrida reservada aos pilotos MX1. Um ataque decidido do regressado ribatejano, mas que teve resposta imediata de Basaúla que ainda na volta de abertura assumiu o comando que segurou durante as três voltas iniciais. No entanto, na volta seguinte Paulo Alberto subiu ao comando da corrida e não mais largou a primeira posição para bater Hugo Basaúla e Sandro Peixe, este último a conseguir fechar o pódio depois de passar Correia na 16ª das 21 voltas.

No arranque para a derradeira corrida do dia, com quatro dezenas de pilotos a enfrentarem os 1800 metros do traçado, Paulo Alberto e Sandro Peixe foram os melhores no arranque mas ambos acabaram por cair na segunda curva com Sandro Peixe a descer ao 20º posto.
Paulo Alberto foi quem reagiu melhor ao contratempo, passando em terceiro no final da primeira volta. Em modo recuperação acabaria por superar Hugo Basaúla na 12ª passagem pela meta e não mais largou a liderança até ao final, deixando o rival novamente em segundo na frente de Luis Correia, Sandro Peixe e Diogo Graça.
Vencedor da primeira ronda perante o seu público Luis Outeiro voltou a dominar por completo entre os Iniciados. O piloto de Alqueidão foi não só o mais rápido nos treinos cronometrados, como depois na corrida foi o melhor em ambas as mangas entre os nove pilotos que com ele dividiram a pista nas duas mangas da corrida. Outeiro manteve assim a invencibilidade, enquanto Fábio Costa e Frederico Rocha ocuparem o segundo e terceiro lugares em ambas as mangas.

Em MX2, onde competem igualmente os Júniores e os dois-tempos, Diogo Graça venceu ambas as mangas sempre na frente de Pedro Carvalho e Sérgio Garcia. Bruno Charrua foi o melhor entre os Júniores e Renato Silva repetiu a dose entre os dois-tempos vencendo de novo tal como tinha feito na primeira prova do ano.
Uma corrida animada e que deixa antever uma fantástica terceira ronda, já no próximo dia 9 de Abril na pista de Marinha das Ondas.
Campeonato MX1 (Após 2 provas)
1. Hugo Basaúla (Kawasaki 450) 91 pontos
2. Luis Correia (Suzuki 450) 85
3. Sandro Peixe (Honda 450) 78
4. Paulo Alberto (Honda 450) 68
5. Adrian Portabales (KTM 450) 57
6. Carlos Alberto (Honda 450) 53
7. Gonçalo Reis (KTM 450) 33
8. Jonathan Rodriguez (Yamaha 450) 31
9. Luis Salustiano (Yamaha 450) 31
10. João Moreira (Husqvarna 450) 31
