A SEAT vai alargar a sua gama SUV com um modelo de sete lugares, posicionado acima do novo Ateca e que chegará ao mercado já 2018. Como motorizações o novo modelo da marca espanhola deverá contar com duas unidades diesel (TDI) e outras duas a gasolina (TSi), respetivamente com 1.4 e 2.0 litros de capacidade.
A marca de Martorell informou que a sua novidade, vai contar com uma plataforma MQB do Grupo Volkswagen baseada no Kodiaq, o novo SUV de sete lugares da Skoda. Porém, o desenho exterior será da responsabilidade dos designers da própria SEAT. O chassis terá um aspeto exterior aproximado do ‘concept’ SEAT 20V20 visto no Salão Automóvel de Genebra em 2015 – conforme ilustram as fotos.
Com um comprimento estimado de 4,7 metros, este SUV fica muito próximo do registo do Kodiaq, que soma 4,69 m de comprimento. Tudo isto aponta para uma volumetria em tudo semelhante face à proposta da marca checa do Grupo VW, sendo que a configuração do habitáculo pode variar entre os cinco e os sete lugares.
Luca de Meo confirmou ainda que este modelo será "fabricado na Alemanha", na unidade de produção da Volkswagen, concretamente em Wolfsburgo, no coração do Grupo VW, reforçando assim a ligação entre as duas marcas.
Neste momento, a marca espanhola já tem um SUV mais compacto em testes e que se irá chamar Arona, mas por enquanto o nome deste SUV maior de sete lugares ainda permanece desconhecida.
O presidente da SEAT, aproveitou o anúncio na conferência anual da marca para adiantar que "ainda existem muitas cidades espanholas para se dar um nome.
No campo das motorizações, e ainda que não tenha havido uma confirmação por parte da SEAT, é seguro afirmar que deverão estar disponíveis duas propostas a gasolina e duas diesel. A oferta diesel passará por um motor 2.0 TDi de 148 cv e por um 2.0 TDi de 178 cv, sendo que no campo das versões a gasolina haverá um motor 1.4 TSi de 148 cv e uma proposta mais potente de 2.0 litros e 178 cv.