SUPERBIKE | O piloto da Ducati alcançou sua primeira vitória de 2017 na segunda corrida de Aragón depois de um duelo eletrizante com o campeão do mundo Jonathan Rea. Tom Sykes marcou preciosos pontos e Lowes também surpreendeu com a moto da Pata Yamaha.
Não foi um triunfo fácil o de Chaz Davies. Mas teve um enorme sabor de desforra,.. sobretudo depois da primeira corrida quando comandava a prova na última volta e não evitou a queda, perdendo um triunfo mais que provável. Contudo na segunda corrida de Aragon, conseguiu travar a trajetória ganhadora de Rea na terceira jornada do Mundial de Superbike.
Rea começou a partir da terceira linha da grelha, mas depois foi imparável e na segunda volta já tinha avançado para a segunda posição, apenas a meio segundo do líder inicial, Alex Lowes (Pata Yamaha), que aproveitou a sua pole position, mas o piloto da Kawasaki tomou conta dos acontecimentos.
Marco Melandri que partiu também da terceira fila, e Davies, que saiu de quarto, seguiram na sombra do campeão do mundo e também não demoraram para ultrapassar Lowes. Estava-se então a meio da corrida, quando o galês da Ducati ultrapassou Melandri e em seis voltas lançou um ataque fulminante a Jonathan Rea colocando-se na frente.
As últimas 4 voltas são determinante para o desfecho da corrida: o italiano da Ducati passa momentaneamente o comandante do campeonato, que na volta seguinte retoma a segunda posição e parte como um foguete atrás do líder. Imprópria para cardíacos é o que se pode dizer da última volta.
Davies vai fechando as portas a Rea, que se aproxima em curva à procura de um pedaço de pista livre para superar a Ducati nº7. Rea tenta a ultrapassagem nas últimas três curvas mas a manobra não for bem sucedida. Davies ganha na aceleração e o nº1 da KRT Kawasaki entra várias vezes em desiquilibrio.
Assim, Chaz Davies cruzava a linha de chegada com uma escassa margem de quatro décimos sobre Rea, enquanto Melandri que fica a mais de 2 segundos consegue o seu quarto pódio da temporada.
Tom Sykes (Kawasaki KRT) cruzou a linha de chegada na quarta posição e com a soma do terceiro lugar na primeira corrida colheu boa pontuação, enquanto as Pata Yamaha de Lowes e Michael Van der Mark foram as única a acompanhar o passo das Kawasaki e Ducati que monopolizaram as primeira posições.
Segue-se agora cerca de um mês de intervalo até à próxima prova do Campeonato do Mundo Superbike, de 28 a 30 de abril na pista holandesa de Assen
RESULTADOS
1ª Corrida
1. Jonathan Rea GBR Kawasaki Racing ZX-10R 18 laps
2. Marco Melandri ITA Aruba.it Racing Ducati 1199R +4.058s
3. Tom Sykes GBR Kawasaki Racing ZX-10R +7.512s
4. Alex Lowes GBR PATA Crescent Yamaha R1 +9.962s
5. Michael van der Mark NED PATA Yamaha YZF-R1 +12.302s
2ª Corrida
1. Chaz Davies GBR Aruba.it Racing Ducati 1199R 18 laps
2. Jonathan Rea GBR Kawasaki Racing ZX-10R +0.483s
3. Marco Melandri ITA Aruba.it Racing Ducati 1199R +2.479s
4. Tom Sykes GBR Kawasaki Racing ZX-10R +10.562s
5. Michael van der Mark NED PATA Yamaha YZF-R1+13.336s
Campeonato
1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) 145 pontos
2. Chaz Davies (Aruba.it Racing Ducati) 95
3. Tom Sykes (Kawasaki Racing Team) 91
4. Marco Melandri (Aruba.it Racing Ducati) 81
5. Alex Lowes (Pata Yamaha) 65