top of page
motores7magazine

Um monovolume emocionante | Motores

APRESENTAÇÃO | A marca francesa propõe-se redefinir o segmento dos monovolumes com o novo Grand Scénic, numa classe onde a Renault foi pioneira nos automóveis de mais espaço interior com este modelo.

O motor é o conhecido diesel dCi que permite poupar nos consumos.

Em jeito de desafio, a Renault apresenta o novo Grand Scénic como um automóvel dinamicamente surpreendente, com linhas que não deixam ninguém indiferente, sendo a qualidade e tecnologia propostas ao nível de segmentos superiores. Além disso propõe 7 confortáveis lugares individuais nesta quarta geração.

Está disponível com três motores diesel, com potências entre os 110 e os 160 cavalos, e pode ser adquirida a partir de 35.440 euros.


NOVO GRAND SCÉNIC REDIFINE OS MONOVOLUMES

As linhas fluídas e modernas do novo Renault Grand Scénic confirmam que um monovolume também pode ser um excelente exercício de design. A nova proposta da Renault redefine o segmento, mas conserva o ADN que fez o sucesso das três gerações anteriores: espaço e modularidade!

Para além da mudança no desenho, o novo Grand Scénic posiciona-se bem no segmento, não apenas em espaço, mas também no conforto e tecnologia. No exterior, está clara a aproximação à Renault Espace, enquanto no interior o ambiente e equipamentos tecnológicos e de segurança são um tanto invulgares num automóvel deste preço.

Longa em termos de dimensões (4.635mm de comprimento) a carroçaria mostra as linhas atraentes e a pintura bicolor é mais uma caraterística distintiva, assim como as bonitas jantes de 20 polegadas disponíveis de série em todas as versões. Não falta ainda a assinatura luminosa, com os faróis na dianteira em forma de C que recorrem à tecnologia LED Pure Vision. Atrás, as luzes proporcionam um efeito 3D com a tecnologia Edge Light.


QUALIDADE E equipamento INTERIOR

Com a aproximação do cartão mãos-livres, as luzes diurnas e os faróis traseiros acendem-se. Os espelhos retrovisores abrem-se e o ambiente do habitáculo ilumina-se. Mas isso é só o prenúncio do que reserva o habitáculo… A sensação é de espaço, conforto, qualidade, requinte e tecnologia no interior.

A Grand Scénic apresenta os bancos dianteiros com espuma de dupla densidade, muito confortáveis e herdados da Renault Espace, estão disponíveis em opção com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento. A modularidade é também uma das caraterísticas da Grand Scénic. O banco do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa e, graças ao prático e engenhoso sistema “One Touch Folding” com um toque no R-LINK 2 ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano.


Como um dos equipamentos icónicos do modelo, a consola central deslizante faz parte dos equipamentos do novo Renault Grand Scénic. Uma solução simples, mas bastante prática. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12v), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos.

O porta-bagagens tem um volume de 596 litros e é mais espaçoso que na anterior geração, sendo ainda de sublinhar os 63 litros de espaços de arrumação e as prateleiras Easy Life, que suportadas nas costas dos bancos dianteiros, fazem as delícias de crianças e adultos.


CONCENTRADO TECNOLÓGICO NO R-LINK 2

No interior do habitáculo está o imponente ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central. Com grafismos sofisticados e intuitivos é o centro de comando do sofisticado sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio (associado ao irrepreensível sistema áudio BOSE Surround), ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia MULTI-SENSE.

Através do R-LINK 2 podem ser selecionados diferentes modos de condução: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, ambiente do habitáculo – cinco cores disponíveis – bem como a rapidez das passagens da caixa, no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC de dupla embraiagem.

Não faltam ainda muitas outros ‘mimos’ interiores como o ecrã retrátil (opcional) situado em cima do tablier para não desviar a atenção da estrada, dando-nos informações da navegação, velocidade, sinalização e avisos para cumprir distâncias de segurança.



O monovolume Grand Scénic pode também ser considerado como uma referência de segurança, tendo conquistado 5 estrelas nos testes da Euro NCAP. Tem inúmeras tecnologias de ajuda à condução, mais comuns em segmentos superiores e algumas mesmo inéditas na categoria, como o sistema de travagem ativa de emergência (também com deteção de peões), regulador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de via, alerta de deteção de fadiga, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist.

Neste último caso, um sistema de estacionamento mãos livres ajuda a identificar um lugar de estacionamento, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores e assumindo o controlo da direção para a manobra de estacionamento.


PARA COMPOR O PRAZER DE CONDUÇÃO…

O Renault Grand Scénic está disponível com três motorizações diesel. Aquela que melhor tira partido do chassis e da suspensão pilotada é o motor Energy dCi 160 EDC Twin Turbo. Este bloco diesel com dois turbos, um de muito baixa inércia para arranques e respostas vigorosas a partir de baixos regimes e um segundo turbo para impulsionar recuperações e rápidas acelerações.

Associado à caixa de dupla embraiagem EDC de seis velocidades, reivindica 160 cavalos de potência e um binário máximo de 360 Nm. Permite ao novo Grand Scénic atingir os 200 km/h de velocidade máxima e pode segundo o fabricante chegar nos consumos aos 4,7l/100km (NEDC) em ciclo misto.

Em alternativa e, apenas disponível com caixa manual de seis relações, uma referência para o Energy dCi 130, o motor que tantos e tão rasgados elogios recebeu na gama Mégane, assim como o comprovado Energy dCi 110, com a novidade de ser associado à caixa automática EDC, de dupla embraiagem, de 7 velocidades.

O novo Grand Scénic beneficia da garantia de 5 anos Renault, e uma vez munido de Via Verde pode passar nas portagens nacionais como um Classe 1.


 



Preços (incluindo ISV + IVA


RENAULT ENERGY dCi 110 EDC | 35.440,00

ENERGY dCi 130 | 36.350,00

ENERGY dCi 130 Bose Edition | 38.350,00

ENERGY dCi 160 Twin Turbo EDC Bose Edition | 41.290,00

0 visualização0 comentário
bottom of page