MOTO 2 | A qualificação de Moto2 foi movimentada. Miguel Oliveira apareceu no final e com um ritmo dominante, segurou os adversários garantindo a sua primeira "pole" de sempre em Moto2. Amanhã o piloto português está na primeira posição da grelha de partida para corrida da Argentina que começa às 18h20, hora de Portugal.
Por Ricardo Ferreira
Na segunda prova com a KTM de Moto2, Miguel Oliveira garantiu no circuito de Termas do Rio Hondo a sua primeira 'pole-position' no campeonato do mundo de Moto2. Dia histórico para o piloto de Almada, mas também para o construtor austríaco que assim conseguiu com o contributo do piloto português, a sua primeira pole no ano de estreia na categoria.
A garra de Miguel Oliveira fez-se sentir nos derradeiros dez minutos da sessão, marcada por condições muito traiçoeiras com o asfalto a secar progressivamente depois da chuva inicial. No fecho da sessão, Oliveira jogou os seus trunfos perante a concorrência e depois de duas saídas anteriores com pneus recortados, na fase final da qualificação o recruta da KTM melhorou a volta de 'pole-position' por quatro vezes consecutivas, conseguindo nos derradeiros 30 segundos estabelecer a melhor marca do dia e a terceira 'pole' na sua carreira.
"O QUE CONTA É O RESULTADO DA CORRIDA"
"As condições na qualificação foram um pouco difíceis", começa por dizer Miguel Oliveira, para em seguida pormenizar a forma como atacou a 'pole' em Rio Hondo.
"Utilizei dois conjuntos de pneus de chuva antes de perceber que no final tinha que entrar com pneus 'slick'. Senti-me desiludido por não o ter feito um pouco mais cedo, porque nas primeiras voltas foi complicado apanhar o ritmo. Mais tarde recuperei bem e fiz muitas voltas verdadeiramente rápidas.
Estou satisfeito com o resultado de hoje, a minha primeira 'pole-position' e quero felicitar toda a equipa. Claro que mesmo sendo este um resultado muito bom temos que manter os pés na terra, porque o que conta é o resultado de amanhã corrida."
A QUALIFICAÇÃO:
OLIVEIRA COMO UM ‘FURACÃO’ NO FINAL
Miguel Oliveira superou os adversários com a marca de 1min45s616 e conquistou a pole-position, deixando atrás de si Franco Morbidelli e Álex Márquez. Mas como tudo se desenrolou na qualificação marcada a início pela presença de chuva?
A sessão começou tranquila no circuito. Com a presença da chuva, Álex Márquez foi o primeiro a assinalar a melhor volta, mas apenas quando o treino entrou na sua segunda metade começou verdadeiramente a acção.
O topo da tabela de tempos mudava constantemente, Pasini, Sandro Cortese e Lorenzo Baldassarri obtinham as melhores voltas e nos minutos finais as posições começavam a desenhar-se. Assim que os relógios marcaram 35 minutos para para o final da sessão, parte dos pilotos começaram a ir às boxes para mudanças de pneus. Entre os dez primeiros, apenas Danny Kent e Thomas Lüthi ficaram no traçado. Kent, tinha o segundo tempo mas que aparecia na segunda colocação, sustentava uma diferença de 0s669 para o ponteiro, com pouco mais de 26 minutos para o fim do treino.
Mesmo parado, Alex Marquez estava no topo da tabela de tempos, seguido por Aegerter, Kent, Baldassarri e Pasini. No entanto, assim que o espanhol da Marc VDS regressou à pista foi superado por Mattias Pasini. Seria então a vez do alemão Sandro Cortese baixar os tempos para 1min51s803, mas logo em seguida, Baldassarri, e depois Márquez reassumiam a liderança.
A menos de 14 minutos do final da sessão o topo da tabela de tempos mudava de forma constante, e Oliveira ocuparia por breves instantes o sexto lugar, mas seria nos últimos cinco minutos que os tempos da qualificação baixavam consideravelmente. Márquez baixava a melhor volta para 1min45s715, seguido a milésimas por Lüthi e Morbidelli, mas foi já com a bandeira quadriculada a ser mostrada que Miguel Oliveira surgiu com a KTM do Team Ajo como um furacão para conquistar a sua primeira pole-position de sempre.
Para a corrida de Moto2 de domingo, o piloto português sai da primeira posição na primeira fila da grelha de partida, tendo atrás de si Morbidelli, Márquez, Lüthi, Raffin e Pasini.
A prova de Moto 2 no circuito de Termas de Rio Hondo terá um total de 23 voltas e começa às 18 horas e 20 minutos - hora de Portugal Continental.
Resultados da Qualificação de Moto2:
1. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 1:45.616
2. Franco Morbidelli (Kalex) 1:45.715 +0.099
3. Alex Marquez (Kalex) 1:45.864 +0.248
4. Thomas Luthi (Kalex) 1:45.990 +0.374
5. Jesko Raffin (Kalex) 1:46.053 +0.437
Horário da corrida
Domingo (9 de abril):
14h10 Warm-up Moto2
18h20 Corrida Moto2