top of page
motores7magazine

Oliveira segundo no tango argentino | Motores


MOTO 2 | Saíndo da 'pole-position' pela primeira vez em Moto2, Miguel Oliveira conseguiu no GP da Argentina um brilhante segundo lugar no final de um longo 'tango' a três, com Alex Marquez e Franco Morbidelli.

 

Após um arranque onde não conseguiu evitar 'encosto' de Morbidelli logo numa das primeiras curvas, Miguel Oliveira viu-se na quinta posição que rapidamente transformou em quarto atrás de Mattia Pasini até ao momento em que este caiu e deixou o piloto da KTM sozinho no terceiro posto.

Com muitas voltas pela frente o recruta da KTM conquistou vantagem sobre Thomas Luthi, o quarto na classificação e na 11ª volta mostrava estar em modo de recuperação ao conseguir a volta mais rápida das 23 voltas da corrida com 1m43.414s.


Com a diferença para os dois primeiros a reduzir-se para menos de um segundo no fecho da corrida, a queda de Alex Marquez na última volta deixou Oliveira em segundo onde cruzou a linha de meta. "É fantástico. Tive um início difícil e foi complicado apanhar os dois da frente. Não sabia se tinha ritmo suficiente para os passar mas nunca desisti, e no final a queda do Alex foi como que um presente para mim", disse no final o piloto de Almada.

Miguel Oliveira regressou assim aos pódios no campeonato do mundo, o que não acontecia desde Valência em 2015 quando venceu no circuito Ricardo Tormo, e com este resultado subiu de quarto para terceiro nas contas do campeonato.

 

A CORRIDA

Franco Morbidelli que na prova argentina somou um segundo triunfo em 2017, apenas sentiu verdadeiramente a pressão dos dversários nas voltas finais. Primeiro, vinda de Álex Marquez, até à queda provocada por um high-side, e depois da parte de Miguel Oliveira que procou chegar junto ao piloto italo-brasileiro da Mark VDS.


Nas voltas finais, Márquez colou de vez no italiano e até chegou a passar, mas levou o troco praticamente imediatamente. O #73 manteve a pressão, mas caiu forte na última volta.

Descendo ao quarto posto ainda nos metros iniciais da corrida, Miguel Oliveira subiu para terceiro, descolou do pelotão após a primeiras voltas e, progressivamente, foi-se aproximando das duas Kalex de Morbidelli e Alex Márquez.

Thomas Luthi que tentou seguir o ritmo do piloto luso mas foi perdendo terreno terminando a mais de 9 segundos de Oliveira

A persistência de Miguel Oliveira (44) valeu-lhe o primeiro pódio na categoria de Moto2


Já na segunda metade da corrida em Santiago del Estero, Oliveira apertou o punho da KTM e começou a reduzir a margem para o irmão de Marc Márquez.

Nunca descolando por mais de um segundo dos dois primeiros, e já a 3 voltas do final, em nova tentativa de Álex atacar o primeiro lugar de Morbidelli, o piloto espanhol não evitou uma queda aparatosa provocada por um “high side” com Oliveira a escapar por pouco ao contato com #73, mas conseguindo um importante lugar de pódio que lhe valeu subir a terceiro no campeonato.

Tom Lüthi que tentou sem sucesso seguir na peugada de Miguel Oliveira – terminando a mais de 9 segundos do piloto de Almada, foi outro dos beneficiados com a queda de Márquez e herdou o último degrau do pódio.

Lorenzo Baldassarri recebeu a bandeira de xadrez no quarto posto, à frente de Xavi Vierge. Simone Corsi passou na linha de meta acompanhado por Francesco Bagnaia e Sandro Cortese, enquanto Brad Binder – com a outra KTM e estreante na Moto2 em 2017 – terminou a prova num positivo nono lugar na frente de Hafizh Syarin. Após a queda, Álex Márquez ainda regressou à pista mas recebeu a bandeirada apenas no vigésimo primeiro lugar.

A próxima ronda de MotoGP está marcada para o dia 23 de Abril, o Grande Prémio das Américas, nos EUA.



 

RESULTADOS | GP DA ARGENTINA


Corrida de Moto2:

1. Franco Morbidelli (ITA) EG 0,0 Marc VDS - Kalex, 39m50.036s

2. Miguel Oliveira (POR) Red Bull KTM Ajo - KTM, + +1.683

3. Thomas Luthi (SUI) CarXpert Interwetten - Kalex, +10.551

4. Lorenzo Baldassarri (ITA) Forward Racing Team – Kalex, +15.577

5. Xavi Vierge (ESP) Tech 3 Racing, +24.527

6. Simone Corsi (ITA) Speed Up Racing, +24.783

7. Francesco Bagnaia (ITA) SKY Racing Team VR46 – Kalex, +24.965

8. Sandro Cortese (ALE) Dynavolt Intact GP – Suter, +25.156

9. Brad Binder (AFS) Red Bull KTM Ajo - KTM, +25.622

10. Hafizh Syahrin (MAL) Petronas Raceline Malaysia - Kalex, +25.930


Campeonato

1. Franco Morbidelli (ITA / Kalex), 50 pontos

2. Thomas Luthi (SUI / Kalex), 36

3. Miguel Oliveira (POR / KTM), 33

4. Lorenzo Baldassari (ITA / Kalex), 21

5. Xavi Vierge (ESP / Tech 3), 18


0 visualização0 comentário
bottom of page