GP DA ARGENTINA | A prova no circuito Termas de Rio Hondo foi bastante atípica. Depois de Joan Mir e Franco Morbidelli repetirem as vitórias de Losail em Moto3 e Moto2, respectivamente, Viñales venceu pela segunda vez este ano e Marc Márquez foi ao tapete logo na 3ª volta, abandonando.
Largando da pole-position, Marc Márquez começou bem a corrida e tratou de abrir uma longa vantagem para Cal Crutchlow, ainda nas primeiras voltas. No entanto, a aventura do espanhol durou pouco, já que uma queda colocou um ponto final na sua corrida.
O novo recruta da Yamaha, Maverick Viñales, teve os treinos complicados por uma queda inoportuna e partiu da sexta posição no domingo. Contúdo, o espanhol foi quem melhor aproveitou a queda de Márquez para assumir a liderança da prova, e uma vez à frente descolou dos restantes para se tornar o primeiro piloto da Yamaha a vencer as duas primeiras provas da temporada, o que não acontecia desde Wayne Rainey, em 1990.
Bem desde o início da corrida, Cal Crutchlow com a Honda RC231V satélite, passou a ser pressionado por Valentino Rossi e resistiu até ao momento em que foi ultrapassado pelo italiano a 3 voltas do final da corrida. O multicampeão de Tavulia consolidava assim uma “dobradinha” da Yamaha, subido o britânico Crutchlow ao último lugar do pódio.
Destaque ainda para as provas de Álvaro Bautista (Team Aspar/Ducati) que saiu de décimo para receber a bandeira de xadrez na quarta posição, à frente dos dois principais ‘artistas’ da Moto2 em 2016, respetivamente o campeão Johann Zarco e Jonas Folger – ambos com as YZR-M1 Tech3 de Hervé Poncharal.
Decepcionante foi o resultado final das duas Ducati Desmosedici oficiais, dois abandonos na corrida, o primeiro de Jorge Lorenzo que não passou da curva 1 e o segundo da parte de Andrea Dovisiozo “tirado” da corrida pelo toque da Aprilia de Aleix Expagaro.
A próxima corrida está marcada para o dia 23 de abril, no Circuito das Américas, EUA.
Classificação final MotoGP Argentina:
1. Maverick Viñales (ESP) Movistar Yamaha MotoGP (YZR-M1), 41m45.060s
2. Valentino Rossi (ITA) Movistar Yamaha MotoGP (YZR-M1) +2.915s
3. Cal Crutchlow (GBR) LCR Honda (RC213V) +3.754s
4. Alvaro Bautista (ESP) Aspar Team (Desmosedici GP16) + 6.523s
5. Johann Zarco (FRA) Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) + 15.504s
Etc.
Campeonato:
1. Maverick VIÑALES (ESP) 50 pontos
2. Valentino ROSSI (ITA) 36
3. Andrea DOVIZIOSO (ITA) 20
4. Scott REDDING (GBR) 17
5. Cal CRUTCHLOW (GBR) 16
Etc.