MOTORES | O Mercedes-Benz AMG GT Roadster vai estar disponível em duas versões e com dois níveis de potência: o AMG GT de 476 cv que custa 180.100 €, e o AMG GT C de 557 cv com um preço a subir aos 209.200 €.
Por Ricardo Ferreira; Fotos Mercedes-Benz
Estilo AMG Panamericana
Desde a expressiva grelha AMG Panamericana até o capot longo e a extremidade de cauda muscular, o biposto alemão garante uma experiência de carro desportivo pura, mesmo quando estacionado. A impressionante grelha AMG Panamericana sublinha o património das corridas de automóveis: 15 barras cromadas e verticais, reflectem a aparência do actual automóvel desportivo para clientes Mercedes-AMG GT3. O avental dianteiro novo, enfatiza a largura do carro e dá-lhe uma aparência road-hugging. As grandes entradas de ar externas, garantem o fornecimento de ar de arrefecimento ao motor. E no meio de tudo isto os faróis LED High Performance oferecem mais segurança à noite e uma aparência inconfundivelmente desportiva e distinta – iluminam melhor com menor consumo de energia.
As duas variantes AMG Roadster adotaram um destaque técnico especial do AMG GT R: o sistema AIRPANEL de gerenciamento ativo do ar. As abas verticais localizadas na área inferior do avental dianteiro podem ser abertas e fechadas por um motor elétrico em cerca de um segundo.
Durante a condução normal e sem aumento da entrada de ar frio, as grelhas são fechadas para reduzir o arrasto e o ar é direcionado para a parte inferior. Somente quando certos componentes atingem temperaturas predefinidas e a demanda de ar é particularmente alta, as grelhas abrem para permitir o máximo fluxo de ar de arrefecimento para os permutadores de calor. Visto de lado, o pronunciado ombro é sugestivo de um músculo tenso, e aumenta a impressão de puro poder e dinamismo em combinação com as novas rodas de liga leve AMG.
Musculado e largo
O final da cauda também apresenta numerosas, inovações conspícuas. As novas paredes laterais de alumínio do AMG GT C Roadster, permitiram alargar o open-top de dois lugares em 57 milímetros, por comparação com o AMG GT Roadster. Esta é exatamente a largura do AMG GT R. Comparado com o AMG GT Roadster, a forma muscular também cria espaço para as rodas maiores e uma faixa mais larga. Ambas as medidas aumentam a tração, permitindo maiores velocidades nas curvas. Os contornos igualmente amplos do pára-choque traseiro no AMG GT C Roadster também melhora o fluxo de ar na parte traseira com as suas grandes aberturas de ar externas. Ambas as variantes Roadster apresentam um aerofoil integrado na tampa do porta-malas que é eletricamente estendido e retraído em velocidades definidas, dependendo do modo de transmissão selecionado. O AMG GT Roadster vem com o padrão de rodas 9,0 J x 19 (frente) e 11,0 J x 19 (traseira), com jantes de liga leve pintadas em prata de vanádio com pneus nas medidas 255/35 R 19 dianteiros e 295/35 R 19 traseiros . O Roadster AMG GT C emprega uns pneumáticos 265/35 R 19 dianteiros e 305/30 R 20 traseiros. .
Teto de abrir totalmente automático
A parte superior macia de tecido de três camadas abre e fecha totalmente automaticamente com o impulso de um botão em cerca de onze segundos, e pode fazer isso a velocidades até 50 km / h. As três cores soft-top preto, vermelho e bege podem ser escolhidas para combinar com as onze cores exteriores e dez cores interiores.
O tejadilho é suportado por uma estrutura leve de magnésio / aço / alumínio, o que ajuda a manter o centro de gravidade baixo.
Superior rigidez e baixo peso
Várias ligas de alumínio são usadas para o spaceframe e corpo dos novos modelos Roadster, enquanto o convés dianteiro é feito de magnésio. Este elemento extremamente leve à frente reduz a inércia à frente do eixo dianteiro, melhorando assim a agilidade. A estrutura de carroçaria já rígida foi especificamente reforçada ainda mais para ter em conta o design do carro como um roadster, incluindo saias laterais com paredes mais grossas e mais câmaras, por exemplo. O suporte do painel é apoiado contra o pára-brisas rodeado por suportes adicionais, e uma braçadeira torre de suporte entre o topo macio eo tanque reforça o eixo traseiro. Um travessão atrás dos assentos suporta o sistema de proteção fixo de roll-over.
Combinação de materiais inovadora para a tampa do porta-bagagens
A tampa do porta-bagagens é particularmente leve graças a um material compósito inovador. A estrutura de suporte de carga é de SMC (Sheet Moulding Compound) ligada com fibras de carbono. Estes plásticos high-tech excel com o seu design leve, de alta resistência e excelente qualidade de superfície. Os materiais inovadores foram desenvolvidos pela fábrica de Mercedes-Benz TEC em Sindelfingen, e trazidos à maturidade da produção junto com os especialistas de AMG em Affalterbach. Esta combinação de materiais é usada pela primeira vez no novo AMG Roadsters.
"Querida, arrumei o carro!"
É o que apetece dizer à esposa, depois de chegar com esta 'bomba' a casa, com o pulmão cheio e o livro de cheques mais vazio. Os assentos AMG Performance opcionalmente disponíveis proporcionam ainda mais apoio lateral com encosto mais pesadamente contornado e almofadas laterais de almofada de assento. Decerto ela gostaria! Pela primeira vez os assentos AMG Performance também estão disponíveis opcionalmente com o sistema de aquecimento AIRSCARF, o que torna a condução ao ar livre agradável mesmo em baixas temperaturas externas. O AIRSCARF também está disponível opcionalmente para os assentos desportivos AMG de série.
O respiradouro é perfeitamente integrado na área de retenção da cabeça do assento. Para satisfazer as preferências individuais dos clientes, a temperatura do fluxo de ar quente pode ser definida em três fases. Os clientes que desejam desfrutar de temperaturas confortáveis mesmo em dias de verão muito quentes também podem optar pelo controle de assento do clima, que também está disponível exclusivamente para os assentos AMG desempenho pela primeira vez. A intensidade da climatização pode também ser definida em três fases.
Som impressionante no interior: Subwoofer acoplado externo
O sistema de som surround Burmester® e o sistema de som surround Burmester® garantem uma experiência musical muito especial no AMG GT Roadster e no AMG GT C Roadster. Ambos os sistemas beneficiam do inovador External Coupled Subwoofer (ECS). Este novo sistema de reprodução de som de graves com uma gama de graves extremamente baixa transforma o biplaza aberto numa fase de concerto móvel. Em vez de uma caixa de subwoofer de dimensões limitadas, a ECS usa todo o interior como um woofer. Isto é possível graças a uma abertura especial no arco da roda traseira direita. O subwoofer é ligado à carroçaria através desta abertura, transmitindo o som impressionante.
4.0 litros biturbo V8 com transmissão SPEEDSHIFT DCT de 7-velocidades
Com o AMG GT C Roadster, a Mercedes-AMG está introduzindo uma nova classificação de saída do motor V8 biturbo de 4,0 litros, sublinhando assim o caráter exclusivo do novo modelo. Com 410 kW (557 cv) de potência máxima, está 35 kW (47 cv) acima do AMG GT S, e cerca de 20 kW (28 cv) abaixo do Mercedes AMG GT R. O binário máximo de 680 Nm está disponível a partir de 1900 até 5750 rpm.
O sprint de 0 a 100 km / h é absorvido em apenas 3,7 segundos, e esta aceleração fulminante continua até atingir a velocidade máxima de 316 km / h. O AMG GT Roadster tem uma potência de 350 kW (476 cv) e um binário de 630 Nm. Esta variante acelera para 100 km / h em 4,0 segundos. E tem uma velocidade máxima de 302 km / h. Querer mais? Para quê…
Desportivo extremo!
O motor de oito cilindros emociona com sua resposta imediata, uma entrega de potência linear, finamente controlável e poderosa aceleração em todas as gamas de RPM. O AMG 4.0-litro V8 vem com um duplo turbocompressor conhecido, com os dois carregadores não localizados fora nos bancos de cilindro, mas entre eles no V dos cilindros. As vantagens do "V quente interno" são um projeto de motor compacto, resposta espontânea dos turbocompressores e baixas emissões graças ao fluxo de ar ideal para os conversores catalíticos de acoplamento fechado.
Na transmissão de dupla embraiagem, a primeira engrenagem da caixa AMG SPEEDSHIFT DCT de 7 velocidades desportiva, tem um escalonamento longo, enquanto a sétima engrenagem têm uma relação muito baixa. Isto permite uma aceleração ainda mais ágil e respostas muito rápidas aos movimentos súbitos do acelerador. O automatismo driver é capaz de definir o AMG GT Roadster para seus requisitos individuais, usando o controlador AMG DYNAMIC SELECT. Os três modos de transmissão "C" (Conforto), "S" (Desporto), "S +" (Sport Plus) e a configuração individualmente programável "I" (Individual), permitem uma ampla gama de experiências de condução de confortáveis a muito desportivas .
Além disso, o Mercedes-AMG GT C Roadster está preparado para oferecer mudanças muito rápidas de direção, sem a tendência usual para a parte traseira entrar em desiquilibrio. Isto, porque entre o equipamento de série ele vem equipado com um diferencial de bloqueio controlado eletronicamente no eixo traseiro, o qual está integrado na caixa de transmissão compacta. O seu controle é sensível e rápido e aumenta o limite crítico da dinâmica do veículo para um novo nível. Não só melhora ainda mais a tração das rodas motrizes, mas também aumenta a velocidade em curvas mais críticas. Isto permite que condutor seja capaz de acelerar mais cedo à saída curvas e com mais potencial graças à tração melhorada.
O carro permanece mais estável ao travar a partir de altas velocidades, e o diferencial de deslizamento limitado também melhora a tração quando se desloca. O maior benefício do diferencial eletrônico de eixo traseiro limitado é o controle ainda mais sensível e pró-ativo, que empurra os limites mais altos e torna ainda mais fácil dirigir nos limites do veículo.
Por último, outra preciosidade, o sistema de travagem de alto desempenho, o sistema de travagem que permite desacelerar o carro de forma confiável e rápida.
O AMG GT Roadster tem discos ventilados internamente, perfurados e no tamanho 360 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões no eixo dianteiro e em tamanho 360 x 24 mm com pinças de freio flutuantes de um único pistão no eixo traseiro. Ambos os modelos Roadster vêm também com a opção do sistema de travagem AMG Carbon Ceramic, com discos de travão de 402 x 39 mm no eixo dianteiro e 360 x 32 mm no eixo traseiro, bem como pinças de freio especialmente pintadas com "AMG Carbon Ceramic.
Um Super-super carro, onde qualquer investimento na compra tem uma razão que pode prevalecer sobre todas as outras… uma tecnologia de ponta e de última geração, que nos coloca… acima de todos os outros… ainda que isso não possa parecer bonito! Mas lá que é apetecível isso é!
- Vou jogar no EuroMilhões e, caso acerte no número certo, compro-o! Está prometido.