MOTORES | A nova geração do Honda Civic já está à venda em Portugal, apenas com motores a gasolina, deixando a versão diesel para 2018. Os preços começam nos 23.00 euros…
O novo Honda Civic é um dinâmico hatchback de cinco portas e representa um avanço significativo para a Honda no segmento C. "A criação deste Civic de décima geração representa um dos mais abrangentes e ambiciosos desenvolvimentos de novos modelos já realizados pela Honda", disse Mitsuru Kariya, Engenheiro-Chefe e Líder de Projeto Global.
Alcançar a liderança de classe e, ao mesmo tempo, cumprir os requisitos de preço de venda com eficiência nos consumos foram alguns do objetivos do fabricante nipónico. A equipa de desenvolvimento realizou extensos testes de referência no mundo real, incluindo a avaliação de veículos de luxo europeus, na definição de objectivos de condução, manuseamento, direcção e NVH, bem como na qualidade interior e refinamento geral.
Com base na sua herança de 40 anos, o carro permanece fiel ao conceito original Civic de "um carro para todas as pessoas, um carro para o mundo". Fazer o casamento de um design distinto, com estilo desportivo e sentido prático não é fácil, mas a Honda diz que o conseguiu… mantendo a dinâmica de condução que sempre caraterizou o Civic.
Está mais largo, mais longo e mais baixo do que qualquer um dos seus antecessores, assentando o estilo em proeminências curtas e linhas tensas que procuram altos níveis de eficiência aerodinâmica. O "rosto" agudo e agressivo, os arcos de roda pronunciados à frente e as entradas de ar frontais volumosas sugerem o caráter esportivo. Em termos de estrutura, interessa salientar a ‘promessa’ de uma uma carroçaria leve e altamente rígida que complementa o centro de gravidade inferior e um sofisticado novo sistema de suspensão.
Na nova plataforma, maior e mais longa, a posição de condução está mais baixa para oferecer uma maior conexão com o carro, realçada pela visibilidade melhorada graças ao novo formato da parte dianteira do Civic. A segunda geração do sistema de infotainment e conectividade da Honda incorpora a Apple CarPlay e a integração com o Android Auto. O novo Civic oferece uma bagageira com uma capacidade entre 420 e 478 litros - extensível até aos 1245 litros com os bancos rebatidos.
MOTORES E PERFORMANCES
A gama do novo Civic é composta com dois motores, de 1.0 e 1.5 litros, ambos sobrealimentados e que debitam, respetivamente, 129 e 182 CV de potência máxima. O binário anunciado para o compacto tricilindrico de 1.0 litos é de 200 Nm, enquanto o motor de 1.5 litros emprega uma configuração de cinco cilindros. Ambas as unidade têm acoplada uma caixa manual de 6 velocidades, existindo a opção de uma caixa CVT com simulação de modo manual com 7 velocidades.
No que toca a performances, o Civic 1.0 Turbo chega dos 0-100 km/h em 10,8 segundos com uma velocidade máxima de 203 km/h enquanto o 1.5 Turbo cumpre o mesmo exercício de aceleração em 8,2 segundos com uma velocidade máxima de 220 km/h. Os consumos anunciados são interessantes, uma vez que o motor de 1 litro gasta 6,1 litros no tráfego urbano, com uma média ponderada pela norma NEDC de 4,8 l/100 km com emissões de 110 gr/km de CO2.
O bloco 1.5 Turbo consome 7,4 l/100 km em cidade com uma média combinada de 5,8 litros e com emissões de 133 gr/km.
PREÇOS E EQUIPAMENTO
Quanto a preços, o Civic 1.0 Turbo começa nos 23.300 euros do Comfort, prosseguindo com os 25.530 euros do Elegance, os 26.090 euros do Elegance Conect Navi, os 28.830 euros do Executive e os 29.730 euros do Executive Premium. Com caixa CVT existem apenas os Elegance, Executive e Executive Premium que custam, respetivamente, 27.390, 30.130 e 31.030 euros.
No caso do Civic 1.5 Turbo, os níveis de equipamento são diferentes. Existem o Sport, Sport Plus e Prestige. Os preços começam nos 31.710 euros, seguindo-se os 33.710 euros do Sport Plus e os 34.710 euros do Prestige. Com caixa CVT, os preços sobem, respetivamente, para 33.010, 35.010 e 36.010 euros.