MOTORES | Está entre um SUV e um MPV compacto e tem data de estreia marcada para dia 18 de maio. O novo Karoq retira o seu nome do arquipélago das ilhas Kodiaq, mais concretamente do vocabulário da tribo indígena Alutiiq que por lá mora - contração entre Kaa-Raq (para carro) e Ruq (a seta no símbolo da marca).
Vem para substituir o Yeti, tem iluminação em LED, painel de instrumentos digital (uma estreia nos modelos da Skoda), em suma, é uma “ilhéu” sofisticado. Falamos do novo Karoq. Este conta com um grande espaço interior, com um comprimento generoso de 4,382 mm, largura de 1,841 mm e 1,605 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2,683 mm (2,630 mm no caso do 4×4).
O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 521 litros e com os bancos traseiros rebatidos esse volume aumenta para 1.630 litros. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 e 588 litros. Os bancos também podem ser completamente removidos – e o SUV torna-se uma van com uma capacidade de carga máxima de 1.810 litros.
A CONECTIVIDADE
Os módulos de construção de informação e entretenimento provêm da segunda geração dos sistemas de infoentretenimento modular do Grupo, oferecendo funcionalidades de última geração, interfaces e equipamentos com displays de toque capacitivo. O sistema de topo Columbus, e o sistema Amundsen têm um WLAN hotspot. Um módulo LTE opcional está disponível para o sistema Columbus. A ligação à Internet baseia-se no padrão de rádio móvel mais rápido de hoje, com o qual os passageiros podem navegar e aceder ao e-mail com os seus smartphones e tablets.
A SEGURANÇA
Bom, muito bom, mas estamos aqui para falar de automóveis, não acham? Começando pela segurança, abordemos os novos temas de conforto que incluem o assistente de estacionamento (Parking Assistant), Lane Assist e Traffic Jam. Os sistemas Blind Spot Detect, Front Assist com proteção ampliada para peões e o Assistente de Emergência (Emergency Assistant) permitem aumentar a segurança.Com a possibilidade de atrelar reboques até duas toneladas, o novo SUV conta também com um assistente de reboque (Trailer Assistant) que ajuda em manobras lentas de marcha atrás. Estão ainda disponíveis sistemas adicionais de assistência à condução: manter o automóvel a uma distância segura do carro que circula à frente, auxiliar o condutor numa mudança de faixa de rodagem ou a permanecer na mesma, deteção dos sinais de trânsito e ajuda ao estacionamento.
O cockpit virtual programável está disponível pela primeira vez na marca checa: os ecrãs do cockpit podem ser personalizados de acordo com as preferências individuais do condutor.
OS MOTORES
Em termos de motorizações, o Karoq contará com cinco blocos distintos - dois a gasolina e três diesel – englobam a oferta inicial, destes dois motores a gasolina e dois a diesel são novos. As cilindradas são de 1.0, 1.5, 1.6 e 2.0 litros. A gama de potência está compreendida entre 115 (85 kW) e 190 cv (140 kW).
Todas as motorizações são unidades com injeção direta, turbocompressor e sistema start-stop com recuperação de energia na travagem. São económicos e cumprem as normas EU6. Com exceção do motor diesel mais potente,
podem ser acopladas uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma transmissão DSG de 7 velocidades. O 2.0 TDI de 190 Cv é proposto de série com tração 4x4 e transmissão DSG de 7 velocidades. O novo motor 1.5 TSI está equipado com o sistema de desativação de cilindros.
O CHASSIS
O chassis é também uma referência no seu segmento e demonstra a sua qualidade em percursos fora de estrada. Com o nível de equipamento Ambition e superior, uma seleção de perfis de condução com os modos Normal, Sport, Eco, Individual e Neve (4x4) estão disponíveis, quando solicitado pelo cliente. O modo Off-road com tração às quatro rodas melhora as características de condução em terrenos acidentados.