top of page
motores7magazine

Moto2: Márquez, Bagnaia e Oliveira no pódio de Jerez


MOTORES | A quarta corrida de Moto2 da temporada de 2017, em Jerez, foi dominada pelos companheiros da equipa Marc VDS, Alex Márquez e Franco Morbidelli. Mas o líder do campeonato sofreu uma queda e o irmão de Marc Márquez saiu vitorioso acompanhado no pódio por Francesco Bagnaia e Miguel Oliveira.

Alex Márquez largava da pole position, e com ele na primeira linha estava o líder do campeonato Franco Morbidelli e o suíço da Suter Dominique Aegerter. Com o quarto tempo da qualificação, Miguel Oliveira era o primeiro da segunda linha, e ao lado do piloto português da KTM estavam as duas Kalex de Mattia Pasini e de Francesco Bagnaia. Segundo classificado no mundial de Moto2, Tom Lüthi saia de décimo segundo na grelha.

A CORRIDA

Num domingo de sol e tempo firme, os pilotos da Moto2 encontraram boas condições para o GP e antes da partida, o termómetro apontavam 26°C com o asfalto a rondar os 39°C. Alex Márquez enfrentou a resistência de Franco Morbidelli na primeira curva do traçado andaluz, mas de pronto retomou a posição de líder e tentou ganhar vantagem. Porém, ainda nas primeiras voltas um erro permitiu a passagem do companheiro da Marc VDS para a liderança.

Com um ritmo inferior, Franco tentou apertar o passo para tentar escapar do alcance de Márquez mas errou na curva nove — o primeiro erro importante do italiano na temporada — e não evitou uma queda que o levou a abandonar a corrida. Sem Morbidelli, Álex ganhou uma vantagem superior a 4s na frente e completou as voltas restantes sem ser pressionado, recebendo ao fim de 26 voltas a bandeirada com 3,442s de vantagem sobre "Peco" Bagnaia.

Miguel Oliveira venceu o duelo com Mattia Pasini pelo quinto lugar, e depois 'descolou' na perseguição aos da frente, colocando a KTM mais uma vez no pódio.

Quarto na linha de partida, Oliveira perdeu três posições na fase inicial da corrida mas após os primeiros momentos começou a construir o seu ritmo, e na terceira volta era sexto para subir mais uma posição na nona passagem. Duas voltas depois passou para a frente de Dominique Aegerter e iniciou a recuperação que o levou ao terceiro lugar a cinco voltas do final e após anular cerca de dois segundos ao seu adversário, assinando assim o seu segundo pódio do ano, o 14º na sua carreira.

"Desde o arranque da corrida que não me senti confortável." Começou por dizer Oliveira. "Depois de passar o Pasini ainda tentei ir atrás do Bagnaia mas percebi que era demasiado arriscado com estas temperaturas. Mas é um excelente resultado para todos nós e vamos continuar com este rumo de trabalho, porque os resultados irão ser cada vez melhores."

Fica a promessa do piloto de Almada, que com este resultado reforçou a terceira posição do campeonato, estando agora a apenas cinco pontos do segundo classificado no mundial de Moto2, antes da ronda francesa, nos dias 19 e 21 de Maio.

Classificação final

1º Alex Marquez (Kalex) com 25 voltas

2º Francesco Bagnaia (Kalex) a 3.442s

3º Miguel Oliveira (KTM) a 4.958s

4º Mattia Pasini (Kalex) a 6.824s

5º Luca Marini (Kalex) a 6.917s

Campeonato

1º Franco Morbidelli(Kalex), 75 pontos

2º Thomas Luthi (Kalex), 64

3º Miguel Oliveira (KTM), 59

4º Alex Marquez (Kalex), 49

5º Francesco Bagnaia (Kalex), 33

0 visualização0 comentário
bottom of page