top of page
motores7magazine

Fabian Vettel: "O DTM é o meu sonho" | Motores


ENTREVISTA | Fabian Vettel, irmão do tetra campeão mundial de F1 foi uma das ‘estrelas’ na ronda de abertura do campeonato alemão DTM, estreando-se na Audi TT Cup aos 18 anos de idade. “O DTM é o meu sonho”, diz.

Mike Rodman



A estreia do irmão mais novo de Sebastian Vettel na Audi TT Cup, foi algo impressionante. Depois de ser desclassificado na primeira corrida no sábado, após uma colisão e terminado em 13º, lutou muito na segunda corrida e concluiu-a no oitavo lugar. Tendo somado 20 pontos na ronda de abertura da época, ocupa o oitavo lugar na classificação geral.

Aos 18 anos este é o seu primeiro ano real no automobilismo. "Para mim, este primeiro ano é puramente um ano de aprendizagem. Tenho que recolher o maior número de experiências possível e ver como vai ser o futuro para mim. O ponto em que estou é fácil de ver, mas no final devo olhar para trás e ver em que ponto estou para projetar o meu futuro”, diz Fabian Vettel.

Porém, como todo e qualquer piloto tem objetivos e sonhos concretos. Está consciente que segue um caminho difrente de Sebastian, que com 18 anos viu abrirem-se as portas da F1 na escuderia Williams, sabe que está apenas no início.

"Tenho um sonho, claro, que é estar numa das melhores equipas do campeonato de turismo DTM.”

Certo, certo, é que o jovem Fabian atraiu já o interesse de várias equipas, dos media e dos fãs do seu irmão, na prova de abertura da temporada do DTM, em Hockenheim. Um interesse, a que não será estranho o seu partentesco com o atual "nº1" da Ferrari. E também uma circustância que ele próprio previa. "Tenho já algumas ofertas", disse o irmão do quatro vezes campeão de Fórmula 1... "Não pensava que esta primeira corrida fosse tão competitiva e tão extrema, para mim, mas quero evoluir."


O irmão mais novo de Sebastian não teve descanso no paddock, literalmente presseguido por fãs, por muitos caçadores de autógrafos, mas isso não o parece importunar. "Sei que este é o caminho", diz Fabian. "Então, devo aprender a lidar com tudo isto, e apenas a dizer-lhes que também preciso do meu descanso. Acho isto normal, não me incomoda. "

Norbert Vettel, atento à pressão dos pneus do carro do filho mais novo em Hockenheim

- O apoio familiar é importante? "Claro que ele (Sebastian Vettel) me apoia, o que acho bastante normal entre irmãos. E claro, ele é a minha referência, o meu melhor ponto de contato para evoluir, porque ele tem hoje a mais importante experiência no automobilismo que eu posso encontrar qualquer ser humano, eu acho. Mas tenho de tentar aprender certas coisas para mim e ter as minhas próprias experiências como piloto para seguir o meu próprio caminho.”

O interesse de Fabian Vettel pelo desporto motorizado vem de tenra idade. “Aqui, no circuito, sinto-me praticamente em casa. Desde muito novo acompanhei o meu irmão em muitos circuitos, passei neles uma grande parte da minha vida ao lado do meu pai (Norbert Vettel) e em conjunto com a família, e isso para mim foi ótimo.”

- Como surgiu a ideia de participar na Audi Sport TT Cup? "Esta é uma das melhores competições na Alemanha para entrarmos num campeonato de turismo como o DTM. Não penso nas corridas de monolugares, porque sou um pouco mais velho para entrar nesse campo e, menos ainda na Fórmula 1. Mas também nunca pensei seriamente em seguir esse caminho, a minha ideia é partir da Audi TT Cup e chegar ao top no DTM."





0 visualização0 comentário
bottom of page