O estado de saúde do piloto norte-americano Nicky Hayden, ex-campeão de MotoGP em 2006, continua "gravíssimo", segundo o boletim médico divulgado este domingo pelo hospital Maurizio Bufalini, da cidade de Cesena, no leste de Itália, onde permanece internado.
Hayden, que atualmente compete no Mundial de Superbike, foi atropelado no passado dia 17 de maio (quarta-feira) por um carro enquanto andava de bicicleta com um grupo de amigos em Rimini, e a gravidade de seu quadro clínico segue inalterada desde então.
O hospital para onde ele foi levado já confirmou que os politraumatismos sofridos pelo ex-campeão de MotoGP, provocaram-lhe um grave dano cerebral.
"Não houve mudanças substanciais do que foi informado na tarde de ontem. Nicky Hayden segue hospitalizado na UTI, e seu cenário clínico permanece extremamente sério", referiu em comunicado o hospital de Cesena.
Na ocasião do acidente, a pancada foi tão forte que fez o atleta cair sobre o capô, quebrando o para-brisas do carro que o atropelou. Depois, Hayden acabou por ser projetado para o asfalto e a sua bicicleta Specialized acabou totalmente destruída.
“Força, Nicky. Estamos todos contigo”
– Valentino Rossi
A mensagem de Rossi para Hayden:
“Nicky é um dos melhores amigos que eu já tive no paddock. Fomos companheiros de equipa no seu ano de estreia, em 2003, quando ele ainda era um jovem piloto a fazer a sua primeira experiência na Europa. Esse ano terminou com o título mundial para mim e a primeira visita dele ao pódio, em Phillip Island. Depois de alguns anos, nós lutamos pelo título até a última corrida (2006) e, infelizmente para mim, ele venceu e tornou-se campeão mundial de MotoGP.”
“Depois da corrida, cumprimentamo-nos e abraçamo-nos. Depois, voltámos a ser companheiros de equipa nos anos difíceis que passei na na Ducati, lutando muitas vezes para chegar ao último lugar do top 5.”
“O Nicky é uma visita frequente no meu rancho e asseguro que é um dos pilotos em pista de terra mais rápidos do mundo. A melhor memória que dele tenho dele foi quando ele veio me cumprimentar após a infeliz corrida em Valência em 2015, na volta de honra. Para ele, era o adeus da MotoGP, e eu havia acabado de perder o título mundial. O seu olhar de apoio dentro do seu capacete é uma das memórias positivas que eu guardo daquele dia.”
“Força, Nicky. Estamos todos contigo” – Valentino Rossi