AUTO | O supercarro EP9 EV bateu o seu próprio recorde estabelecido o ano passado no lendário Nürburgring-Nordschleife. Ao anterior registo, foram no passado dia 15 de maio retirados mais de 19 segundos, passando a Nio a deter a melhor marca de sempre com um carro desportivo em torno do famoso circuito alemão.
A construtora chinesa Nio, levou o seu EPC elétrico ao Nürburgring-Nordschleife no ano passado, registando então um tempo de volta impressionante: 7m5,12 segundos, tempo bastante para reivindicar o título de veículo elétrico mais rápido do mundo. Mas não contente com esse registo, a Nio voltou com uma evolução evoluída do carro, registando um novo tempo de 6m45,9 segundos.
Isto é um tempo mais rápido do que o estabelecido pelo Lamborghini Huracán Performante, que teve até agora na sua posse o título de carro de produção mais rápido ao redor do 'Ring no início deste ano, com 6m52,01 segundos. É também um par de segundos melhor do que os 6m48s do Radical SR8LM.
O Nio EP9 não é um carro comum. A produção é muito limitada, com apenas seis carros feitos até agora, custando cada unidade a módica quantia de 1,48 milhões de dólares. O carro fornece um megawatt de potência (o equivalente 1.342 cv!), com uma velocidade máxima de 312,21 km/h e um poder de aceleração infernal de 0 a 200 km/h em 7.1 segundos.
A Nio afirma que o EP9 pode puxar uma força lateral até 3 G’s em curva, e que ele atinge 24.000 Newtons (2447.131 kg) de downforce aos 239,80 km/h.
O fabricante também esclarece que o Nio EP9 não precisa de condutor para andar rápido. Em fevereiro, o carro registou uma volta em condução autónoma de 2m40,33s no Circuito das Américas, com uma velocidade máxima de 257.49 km/h. O carro teve a bordo na ocasião condutor, mas a Nio garante que o EP9 completou a volta "sem qualquer intervenção" do mesmo.