
MXGP | Milhares de espectadores estiveram presentes na pista Ernée, criando uma atmosfera mágica para a ronda francesa, nona etapa do Campeonato Mundial de Motocross de 2017. Venceu o belga Clement Desalle, mas Antonio Cairoli foi segundo e lidera o Mundial com 50 pontos de vantagem sobre Gautier Paulin.
O fim de semana começou bem para o belga Clement Desalle, que com a Kawasaki conseguiu a pole position ao vencer corrida de qualificação de sábado. Domingo, no entanto, Desalle foi apenas quarto lugar na primeira manga da corrida, o que não estava nas suas expetativas. Na segunda corrida o belga superou Tony Cairoli na segunda volta e manteve-se na liderança até ao final da corrida – aproveitando para festejar o seu primeiro sucesso absoluto na presente temporada.

Clement Dessalle e Antonio Cairolli no pódio de Ernée, GP de França de MXGP
"É muito bom estar de volta ao pódio e vencer uma corrida depois de muito tempo afastado das vitórias, é uma grande sensação", disse. "Estou muito satisfeito com o trabalho que fizemos com a equipa nas últimas semanas e continuaremos a trabalhar para ser consistentes para o resto da temporada", concluiu o piloto belga que, com este resultado ficou a escassos 8 pontos de Paulin no campeonato.
Antonio Cairoli terminou em segundo a primeira corrida depois de ter sido o terceiro na qualificação. Na segunda corrida, assinou mesmo o holeshot após o baixar da grelha, mas depois foi passado de Desalle e Paulin. Com um segundo e um terceiro lugar Cairoli foi o segundo na prova de Ernée, resultado que lhe permitiu dilatar a sua liderança no campeonato, e ainda celebrar os mais de 8.000 pontos marcados na sua longa e bem sucedida carreira – coroada com 8 títulos mundiais até 2015!

Um segundo e um terceiro lugar permitem a Cairoli liderar tranquilo o campeonato
Em terceiro lugar na classificação geral ficou Gautier Paulin. O piloto da casa concluiu a prova com um sexto lugar na primeira corrida e um segundo posto na segunda. O quarto classificado foi o alemão Maximilian Nagl na frente do holandês Jeremy Van Horebeek.

Terceiro em Ernée, Gautier Paulin ficou mais distante do líder em França
Nos ‘cadetes’ da classe MX2, o líder do campeonato Pauls Jonass conseguiu em Ernée uma vitória e um segundo lugar com a sua KTM, vencendo o Grande Prémio e distanciando-se no campeonato de Jeremy Seewer, terceiro em França, com um segundo lugar na primeira corrida e um terceiro lugar na segunda corrida. O segundo degrau do pódio do dia foi para o piloto da casa Benoit Paturel, terceiro na primeira corrida e vencedor na corrida posterior.
Em França, depois de ser o 13º mais rápido na qualificação, o português Rui Gonçalves foi 21º na primeira corrida e garantiu o 15º lugar na segunda corrida.
Seguem-se agora os GP’s da Russia, no dia 11 de junho e de Itália, na Lombardia, que precedem o regresso do campeonato do mundo de motocross a Águeda, no dia 2 de julho, por ocasião do GP de Portugal.
MUNDIAL DE MXGP (após 9 provas)
1º Cairoli, A. (ITA/KTM) 347 pontos
2º Paulin, G. (FRA/HUS) 297
3º Desalle, C. (BEL/KAW) 289
4º Gajser, Tim (ESL/HON) 261
5º Van Horebeek, J. (BEL/YAM) 261
6º Herlings, J. (HOL/KTM) 253
7º Bobryshev, E. (RUS/HON) 214
8º Febvre, Romain (FRA/YAM) 209
9º Nagl, M. (ALE/HUS) 200
(…)
20º Goncalves, Rui (POR/HUS) 58
Próximo GP: Russia, 10 de junho
