MOTO2 | Não fosse uma queda, logo na primeira volta das 21 realizadas ao circuito de Mugello que o atrasaram e Miguel Oliveira teria novamente discutido uma vitória no campeonato do mundo de Moto2.
Após ter arrancado na nona posição Miguel Oliveira atacou decidido a primeira travagem e subiu ao sexto posto numa luta directa com Luca Marini. Mas ainda no decorrer da primeira volta uma queda que envolveu os dois pilotos que rodavam na frente de Luca Marini levou a que houvesse uma separação face ao quarteto que ficou na frente. Oliveira precisou de algumas voltas para de desembaraçar de Marini e descolar do rival, mas quando o fez estava a mais de três segundos do grupo da frente.
Sempre no mesmo ritmo que estes até ao final da corrida o piloto da KTM conseguiu nas últimas voltas recuperar face a Franco Morbidelli mas no final terminou a pouco menos de segundo e meio do italiano após três voltas onde recuperou mais de dois segundos para este.
Miguel Oliveira:
"A corrida correu bastante bem. Nas primeiras voltas perdi muito tempo com o Luca Marini com a troca de ultrapassagens entre ambos. Quando passei para a frente consegui sempre um ritmo igual aos primeiros mas o tempo que perdi no início manteve-se e não consegui recuperar. Mas estou muito contente com o trabalho feito este fim‑de‑semana num circuito complicado, Consolidámos a quarta posição no campeonato e isso deixa-me muito contente. Agora não há tempo para descanso e, a partir de hoje já só penso na prova de Barcelona".
Aki Ajo (Team Manager):
"Temos que estar felizes com o resultado de hoje na Moto2. O sentimento é parecida ao que se tem depois de uma vitória. A quinta e décima posições são bons resultados. Foi muito bom o quinto lugar do Miguel (Oliveira), especialmente porque constatámos que o seu ritmo de corrida era bom e até suficiente para estar entre os líderes. Infelizmente, no início da corrida, não estávamos nos juntámos ao grupo da frente.
Não é um grande problema agora, e o importante é que estamos a melhorar com este projeto e estamos a andar em frente. O Miguel fez um trabalho muito bom. O Brad (Binder) é como um herói para nós, terminou a corrida com o braço muito dolorido e sofreu durante todo o fim de semana.”
Um regresso aos bons resultados para Miguel Oliveira e a KTM, com o piloto de Almada a manter a quarta posição do campeonato a oito pontos do terceiro lugar e com 17 de vantagem sobre o quinto antes da próxima ronda do campeonato, a sétima, a realizar entre os dias 9 e 11 de Junho no traçado catalão de Barcelona-Catalunha, a pista onde conseguiu o seu primeiro pódio no campeonato do mundo, estávamos então em 2012.
Campeonato de Moto2
1º F. MORBIDELLI (ITA) Kalex 113 pontos
2º T. LUTHI (SUI) Kalex 100
3º A. MARQUEZ (ESP) Kalex 78
4º M. OLIVEIRA (POR) KTM 70
5º F. BAGNAIA (ITA) Kalex 53
6º M. PASINI (ITA) Kalex 49
7º D. AEGERTER (SUI) Suter 46
8º T. NAKAGAMI (JAP) Kalex 41
9º L. MARINI (ITA) Kalex 41
10º S. CORSI (ITA) Speed Up 35