AUTO | O Stonic é a nova proposta da sul-coreana Kia para atacar o concorrido segmento B SUV. Na mira estão modelos como o Renault Captur, Nissan Juke, Peugeot 2008 ou Mazda CX-3. Tem um toque de design europeue vários argumentos únicos...
O ano de 2017 representa para a Kia a sua maior ofensiva de produtos de sempre. Além da chegada ao mercado do híbrido Niro, e da atualização ao monovolume Carens depois de serem mostradas as novas gerações do citadino Picanto e do utilitário Rio, vai em breve chegar ao mercado o SUV desta marca do Grupo Hyundai.
A novidade dá pelo nome de Kia Stonic e vai chegar aos mercados europeus (incluindo Portugal) ainda este ano.
O nome, “Stonic”, combina as palavras “Speedy” e “Tonic”, numa referência a dois termos utilizados em escalas musicais. Inspirado na forma e função dos SUV de maiores dimensões da gama, de acordo com a Kia este será o modelo da marca mais personalizável de sempre, quer no interior, quer no exterior. Os desenhos que podem ver em baixo, revelados pela Kia, antecipam o modelo de produção.
A linha de tejadilho fluída ao longo da carroçaria, a par das barras de tejadilho em tons escuros e com um desenho original, marcam o perfil jovem e desportivo, assim como as óticas LED à frente e atrás. É um modelo deliberadamente europeu, no qual o habitáculo reflete a aparência exterior, com “linhas retas, superfícies suaves e formas geométricas”.
A tecnologia e ergonomia estiveram no centro das preocupações dos designers, o que se reflete nas soluções interiores.
A apresentação mundial do Kia Stonic deverá acontecer durante o verão, com o salão de Frankfurt, em setembro, a ser provavelmente o palco privilegiado para a sua apresentação pública.