MOTO | Uma custom radical que, no nome se refere à famosa corrida de Le Mans, sem dúvida, desperta curiosidade… Saiu dos portões de Milwaukee em 1955 e, nesta reconfiguração, celebra a vitória de um Saleen GT1 nas 24 Horas de 2010.
Nesta versão especial criada pelos suíços da Racingbikes, recebeu o nome de Le Mans 10 para celebrar a vitória nas 24 Horas de 2010 de um Saleen GT1, pertencente a um amigo e colaborador da firma, Gabriele Gardel.
O quadro é Harley-Davidson e cruzou os portões de Milwaukee em 1955, um berço duplo tubular básico e simples com a tração traseira. Nesta peça clássica, a mecânica pode à primeira vista ser confundida com o Shovelhead duplo, que em várias formas equipou as motos HD desde meados dos anos 60 até ao início dos anos 80. De facto, o motor foi construído inteiramente pela S & S - contando com materiais e dispositivos existentes, sendo aumentada a cilindrada para 1600 cc.
Na Le Mans 10, a caixa de engrenagens de cinco velocidades é assistida por uma embraiagem seco, tendo uma correia primária da marca BDL, ignição electrónica Dupla Tech e um carburador Mikuni de 42 mm.
Observando a parte ciclística visualiza-se à frente o garfo mais curto, mas na realidade foram reconstruídas as bainhas com um comprimento mais extenso, enquanto no ‘T’ da forquilha se destaca o pequeno farol redondo, escondido entre jarras da suspensão e o guiador plano e radical. As rodas são inspiradas na vertente Bobber, largas e que combinam com a frente majestosa, sem guarda-lamas dianteiro, contribuindo a pintura a preto dos aros para uma aparência ainda mais maciça. Têm tamanhos 130 / 90-16 à frente e 180 / 70-15 na parte traseira.
Os travões de disco são partilhados em ambas as rodas, com as pinças IDT anodizadas a dourado, contando a unidade dianteira com 4 pistões. O aspeto especial, destaca-se pela forma se combinam as peças douradas com elementos retro e desportivos, apresentando ainda muitos detalhes artesanais em bronze ou latão.
ESTÉTICA RETRO VINTAGE
A aparência, assim como a linha geral, destaca-se pela sela de mola castanha, com os punhos do guiador na mesma cor e criados pela Autoseletic. A caixa de velocidades manual é acionável por meio de uma alavanca sobre o lado esquerdo, os cabos da luz traseira e os tubos de óleo e combustível são em rame.
Além disso, para enfatizar o lado desportivo existem pormenores práticos como o nível do combustível externo para o tanque, a bela tampa tabalhada para o abastecimento de combustível, o reservatório de óleo, que incorpora as características de uma placa de matrícula, o estrangulador de ar equipado com uma rede, o cartucho do filtro de óleo num lugar perfeitamente acessível e muitos outros acabamentos sofisticados.
O SALEEN S7-R LM VENCEDOR DAS 24 HORAS DE LE MANS (2010) QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DA RADICAL "LE MANS 10"