APRESENTAÇÃO | Os dois estão mais apelativos, com mais equipamentos e também melhores materiais no habitáculo. Mas, se pensa que os novos argumentos implicam um inflacionamento dos preços, engana-se, porque se mantêm rigoramente iguais, sendo possível adquirir o novo Dacia Sandero a partir de… 8.600€.
Agora a escolha é sua… Se prefere um compacto com a melhor relação prestações/preço do mercado, a opção natural é o novo Dacia Sandero. Mas se também privilegia uma imagem mais “radical” e o espírito de evasão, então a escolha óbvia é o novo Dacia Sandero Stepway.
O SUCESSO DO SANDERO
Sabia que, em 2016, o Dacia Sandero foi o terceiro automóvel do segmento mais vendido a clientes particulares europeus? Uma década depois do lançamento da primeira geração, o modelo está consolidado como uma das grandes referências da categoria. As razões para este extraordinário sucesso comercial são fáceis de justificar: fiabilidade, robustez, habitabilidade, economia, sentido prático, preço verdadeiramente imbatível e, claro, evoluções operadas desde que chegou o mercado. A nova geração do Dacia Sandero é disso exemplo.
MAIS MODERNO E ROBUSTO
As diferenças em relação ao modelo anterior são percetíveis logo no contacto com o exterior. Na dianteira, os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway não escondem a inspiração no também renovado Duster. Para além da nova grelha dianteira com desenhos em cromado e dos novos para-choques, os modelos adotam uma inédita e moderna assinatura luminosa.
Em termos de iluminação, para além dos faróis de nevoeiro, os novos faróis diurnos LED integram quatro blocos retangulares, que constituem a nova assinatura da marca. O mesmo conceito foi adotado para os faróis traseiros, ao assentar agora em quatro quadrados luminosos. Ainda no exterior, referência para o que diferencia o Sandero Stepway do mais “discreto” Sandero: uma maior distância ao solo para desafiar alguns trilhos, as proteções dianteira e traseira em cromado acetinado, as proteções laterais em plástico, a saída de escape cromada, bem como as barras de tejadilho longitudinais.
DENTRO DE ‘CASA’
Também no habitáculo não passam despercebidos os progressos feitos pela Dacia na gama Sandero, nomeadamente na qualidade dos acabamentos e dos materiais. Nesse sentido, destaque para os diversos pormenores em cromado acetinado, para o novo volante de quatro braços e para os novos estofos, com um desenho mais moderno, mas também mais confortáveis. Ainda no interior, destaque para os novos espaços de arrumação, de que são exemplo a bolsa de arrumação para telemóvel, o porta-objetos na parte lateral da consola e o novo espaço para uma garrafa na consola central. Atrás, os passageiros passam a ter disponível uma tomada de 12 V para carregamento de dispositivos portáteis.
Para além do MEDIA Nav Evolution, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo, assente num ecrã táctil de 7 polegadas (18cm), com tecnologia Bluetooth, sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview), porta USB e ligação áudio por jack, destaque para a chegada da câmara de marcha atrás e do sistema de ajuda ao arranque em subida.
Referência, ainda, para os comandos dos elevadores elétricos dos vidros dianteiros e traseiros passarem a estar colocados nos painéis das portas e integrarem a função impulsional do lado do condutor, bem como para a integração de um apoio de braço retrátil no banco do condutor.
SCe 75: O INÉDITO E ECNONÓMICO MOTOR A GASOLINA
A Dacia é a primeira marca do Grupo Renault a beneficiar do novíssimo motor a gasolina atmosférico, o SCe 75. Um motor de 3 cilindros, com 1.0 de cilindrada, que vai estar disponível no novo Sandero. Com 75 cv e 97 Nm de binário, possibilita consumos de combustível e emissões de CO2 cerca de 10% inferiores em relação ao motor 1.2 16 V 75 cv.
Este ganho em termos de emissões e consumos é possível graças a um peso reduzido (menos 20 kg, devido ao seu bloco em alumínio) e às modernas tecnologias nele integradas. Entre estas, destacam-se: bomba de óleo de cilindrada variável, impulsores de válvulas DLC (Diamond Like Carbon), saias de pistão grafite. A tudo isto junta-se a dupla distribuição variável (dupla VVT), que permite melhorar o conforto de condução.
O SCe 75 responde a todos os padrões de qualidade da Aliança Renault Nissan, o que significa que se trata de um motor moderno, económico e acessível, fiel aos valores Dacia. Para além do novo SCe 75, o Dacia Sandero está disponível com duas opções a gasolina, TCe 90 com Stop & Start (S&S) e TCe 90 S&S GPL, e a unidade Diesel dCi 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades manual ou pilotada Easy-R. Os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway beneficiam, tal como a restante gama Dacia, de 3 anos/100.000 km de garantia contratual. Este é mais um elemento que atesta a robustez e fiabilidade da marca, comprovada por diferentes estudos independentes realizados por associações de consumidores, em toda a Europa.
SAIBA OS PREÇOS CLICANDO AQUI