AUTO | Oito anos depois da quinta geração, o Volkswagen Polo VI surge agora como o mais comprido de sempre, mais tecnológico e eficiente. Chega em dezembro a Portugal.
Tendo como base a plataforma MQB-A0 (a mesma do Seat Ibiza), o Polo VI é 8 cm mais comprido que o anterior Polo de 2014. Com 4,053 mm de comprimento, o Polo VI é quase tão comprido como o Golf IV (lançado em 1997). É ainda 7 cm mais largo e 1 cm mais baixo. A bagageira oferece 351 litros de capacidade, mais 71 litros que o anterior Polo.
Segundo a Volkswagen, o aumento das dimensões permitiu oferecer mais 15 milímetros de altura para os ocupantes dos bancos dianteiros e mais 20 mm nos lugares traseiros. No interior, destaque para o enorme ecrã central tátil (que pode chegar às 8 polegadas) com função Mirror Link compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e tecnologia de carregamento dos telemóveis por indução, ou seja, sem cabos.
Quanto a motores, confirmam-se dois motores 1.0 atmosféricos MPi, de 65 e 75, e dois 1.0 TSi, com 95 e 115 cv. Todos estes são blocos de três cilindros. Do lado dos Diesel, o 1.6 TDI passa a ter uma versão base de 80 cv e outra versão com 95 cv.
O Polo GTI, também já apresentado, passa a contar com um motor 2.0 TSi, de 200 cv, o mesmo do Golf GTi.
Em 2018 chega o T-Cross, um SUV compacto que substituirá o Cross Polo e destinado a concorrer com modelos como o Renault Captur e Nissan Juke.