Depois de se temer algo de grave para o piloto, o Dr. Ángel Charte trouxe a tranquilidade com um relatório médico sobre o estado de Lorenzo Baldassari, que sofreu uma queda aparatosa no circuito de Assen interrompendo-se a qualificação de Moto2 em Assen.
"Baldassarri sofreu um traumatismo craniano. Ele esteve num período de inconsciência inicial. Quando chegamos com o equipamento de reanimação, aplicámos os primeiros socorros e ele reagiu rapidamente." E continuou. "Está agora consciente, todo o seu corpo reage mas sendo certo que sofreu um traumatismo crânio encefálico, procede-se agora ao protocolo habitual de um internamento de 12-24 horas, onde o continuaremos a submeter a testes cranianos, torácicos e abdominais.”
“Não suspeitamos que tenha quaisquer lesões nos órgãos internos, estando sem fracturas tanto centralmente como perifericamente.”
Ainda segundo o Dr. Ángel foi perfeitamente normal após este tipo de acidente o paciente não se lembrar de nada do acidentem, “é a evolução normal que se segue após este tipo de acidente, foi o choque inicial e nada mais. No momento ele está bem mas deve seguir e realizar as análises adicionais exigidas".