
MXGP | Antonio Cairoli fez a ‘dobradinha’ em Ottobiano, Jeffrey Herlings foi o único a importunar o siciliano que chega este fim-de-semana ao GP de Portugal em Águeda, como líder tranquilo do mundial de MXGP.
No início deste ano pensou-se que a prova de MXGP da Lombardia seria disputada clássico circuito de Motaccio de Balmone, mas depois de uma mudança no calendário, passou-se de elevações naturais e terras duras para uma pista plana e com um pouco de areia, mesmo ao lado do circuito de karting de Ottobiano.
O dia de sábado foi a 100% dominado por Antonio Cairoli, que tomou tudo, nesta décima primeira prova do campeonato mundial, antes da realização da prova marcada para o próximo fim-de-semana em Águeda nos dias 1 e 2 de julho. Uma novidade em Itália foi o regresso ao Campeonato Mundial de Motocross de Tim Gajser e Jordi Tixier.
Na primeira manda o holeshot foi para Tony Cairoli. O italiano continuou a liderar durante a primeira volta à frente de Paulin, Herlings, Gajser e Desalle, com Butron oitavo e décimo Febvre. Logo a início, Jeffrey Herlings ultrapassou Gautier Paulin e passou a perseguir o líder do campeonato. Pouco depois Glenn Coldenhoff surpreendeu, ultrapassando primeiro Clement Desalle e logo em seguida Tim Gajser, mas o esloveno restaurou rapidamente o jogo.

Na quarta volta foi a vez de Romain Febvre começar a subir na classificação. O piloto da Yamaha entrou no Top 5 e depois de bater Coldenhoff e Desalle na mesma volta, um par de voltas mais tarde passaria Gajser - que parecia ainda não estar a 100% recuperado da lesão.
Pouco antes do tempo da manga se cumprir seria a vez de Herlings tentar atacar o líder Cairoli num par de ocasiões, mas vendo que nada funcionou, decidiu parar de atacar e reservar-se para a segunda corrida.
Quem não esperou pela segunda corrida foi Max Anstie, que em poucas voltas passou de oitavo para quinto. Antonio Cairoli vencia assim a primeira corrida na frente de Herlings, Paulin, Desalle Febvre e Anstie. No oitavo posto classificava-se Gajser, enquanto Butron Bobryshev fechavam os dez primeiros.

CAIROLI DE NOVO O MAIS FORTE NO HOLESHOT E CORRIDA
O holeshot na última corrida do dia foi novamente para Antonio Cairoli. Durante a primeira volta houve uma boa luta e foi Arminas Jasikonis que começou por liderar à frente de Cairoli, Herlings, Anstie e Desalle, com Febvre sétimo e Bobryshev em oitavo. Gajser era 18º e 33º e penúltimo Butron.
Após um par de voltas com o lituano da Suzuki em primeiro, quem o superou foi o ‘222’ Tony Cairoli, e pouco mais de um minuto depois era a vez de também Jeffrey Herlings ultrapassar Jasikonis. A partir de então, a corrida tornou-se num tenso duelo entre os dois pilotos da KTM-Red Bull.

Pouco depois de completar o primeiro terço do tempo, Cairoli não conseguiu encontrar um buraco e o seu jovem companheiro de equipe passou para líder. Por um momento até se pensou que o siciliano se contentava, mas é bem sabido que Tony Cairoli tem uma obrigação moral de dar 100%...
Atrás havia pouca ação, com muito poucas ultrapassagens e sem quedas. A vitória na corrida final foi para Antonio Cairoli à frente de Herlings, Anstie, Nagl, Jasikonis, Febvre Desalle e Paulin décimo; décimo primeiro Gajser e Butron 17º depois de vir de trás.

