AUTO | O Skoda Octavia representa espaço, boa qualidade, tecnologia moderna e conforto. No entanto, se tal veículo possui o logotipo RS, tudo muda. Isto é especialmente verdadeiro para o Skoda Octavia RS 245, o modelo mais poderoso da série.
Lars Honkhaus
Fonte: die-autotester.com
Ainda mais rígido e com mais poder, este Octavia deixou-nos uma boa impressão e mesmo levado a uma pista de corridas, também convenceu um nosso convidado muito especial, o veterano piloto de endurance Hans-Joachim Stuck.
Juntamente com a minha jovem colega Julia, fiz um teste na região de Roma, para descobrir o que mais oferece este novo sedan desportivo.
Este bestseller da Skoda incorpora as novas linhas de design do recente facelift da gama Octavia – inclusive a nova secção dianteira que tanto tem dado que falar. Por isso, além da grelha redesenhada e os duplos faróis dianteiros (com tecnologia LED), as entradas de ar foram revistas, assim como os para-choques, enquanto que a via traseira cresceu 30 mm de largura em relação ao modelo anterior.
Em termos dinâmicos, o novo Octavia RS está agora 15 mm mais próximo do chão, graças a uma nova suspensão desportiva, e conta com jantes entre 17 e 19 polegadas com pinças de travão pintadas a vermelho ou prateado. Está também disponível, opcionalmente, um sistema de amplificação de som do escape. No interior, a renovada gama desportiva conta com um novo sistema de infoentretenimento e conectividade – com um ecrã entre 8 e 9.2 polegadas – e bancos desportivos em pele alcantara.
A PERFORMANCE
Ao nível da performance, o novo Octavia RS pode resumir-se apenas numa frase: é o Skoda mais potente de sempre (pelo menos até à chegada deste… clica aqui). Os engenheiros da marca conseguiram extrair mais 10 cv do conhecido motor 2.0 TSI, fixando a potência nos 230 cv e o binário nos 350 Nm. Acoplado (de série) a uma transmissão manual de seis velocidades, é com a caixa de dupla embraiagem DSG de seis relações que o Octavia RS melhor se exprime – as acelerações dos 0 a 100 km/h cumprem-se em 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.
Já a oferta Diesel mantém-se inalterada, com o motor 2.0 TDI de 184 cv disponível com um sistema de tração integral. Aqui, destacam-se os consumos anunciados pela marca checa: 4.5 l/100km.
SKODA OCTAVIA RS 245
Motor | 2.0 TSI
Potência máxima (cv) | 230
Transmissão | Caixa manual de 6 relações com dupla embraiagem DSG
Preços em Portugal
Por definir