Uma geração completamente nova do BMW X3 | Motores
- motores7magazine
- 29 de jun. de 2017
- 3 min de leitura

AUTO | Foi finalmente apresentada a terceira geração do BMW X3, que mantém o nome e algumas semelhanças no exterior com o seu antecessor. Mais tecnológico e avançado, será mostrado em Frankfurt e colocado à venda em Novembro no nosso mercado.
Mike Rodman
No próximo outono entra em comercialização esta terceira geração daquele que é um dos mais populares Sport Activity Vehicle (SAV) da marca alemã. O novo BMW X3 estará mais tecnológico, mais corpulento, e também mais ligeiro que atual – fala-se de uma redução de cerca de 55 quilos. O ponta de lança da gama em termos de performances é o xDrive M40i, a única versão a gasolina, com impressionantes 360 cv!
Uma das particularidades do novo BMW X3 é que será produzido na fábrica da empresa alemã em Spantarburg, nos Estados Unidos , onde atualmente também são montados os outros crossovers da marca bávara.

NOVA APARÊNCIA E MAIS CORPULENTO
As linhas exteriores foram suavizadas e tem um design muito atraente, com influências dos novos sedans Série 5 e Série 7. Agora, este BMW X3 mede 4,71 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,68 metros de altura. Isso significa que agora está 5,1, 1,0 e 1,5 centímetros maior do que o seu antecessor. Tais dimensões permitem mantê-lo como um duro concorrentes de outros SUV como o Alfa Romeo Stelvio, o Audi Q5, o Jaguar F-Pace, o Lexus NX, o Mercedes GLC ou o Volvo XC60. Além disso conta com uma nova plataforma, que permitiu ‘esticar’ a sua distância entre eixos 54 milímetros (agora com 2,86 metros), de modo que o espaço para os ocupantes acabou aumentado.
A condução continua a transmitir desportivismo e haverá mais opções de personalização e equipamentos, proporcionando ainda mais espaço aos ocupantes com uma bagageira que começa em 550 litros. A capacidade começa em consideráveis 550 litros, que podem ser aumentados facilmente por um encosto do banco traseiro que pode ser dobrado em partes (40:20:40) e que vem de série em todos os o BMW X3. Também fornece abertura da porta traseira e fecho elétrico, mesmo com a função "mãos-livres".


TRÊS MOTORES PARA COMEÇAR
Quando o novo BMW X3 estiver à venda em novembro, surgirá somente com uma gama de motores bastante limitados, porque só oferecem três mecânicas, que necessariamente estão todas associado ao sistema xDrive e à transmissão automática Steptronic de 8 velocidades. São os diesel xDrive20d com 190 cv e o xDrive 30d com 262 cavalos de potência, sendo a única opção a gasolina o M40i com a sua potência de 360 ‘assinada’ pelo departamento M Performance da BMW.
O SAV alemão contará ainda, lá mais para a frente, com não só o muito apetecível – para o mercado português, bem entendido – 18d sDrive de tracção apenas dianteira, como também com uma variante da motorização plug-in-híbrida já existente no X5 e conhecida por 40e xDrive, que tem por base um 2,0 litros a gasolina. A caminho estará igualmente a já esperada versão X3 M, com uma variante do bloco que já equipa o M3, o seis cilindros em linha 3,0 litros, embora, neste caso, com mais de 400 cv.

Ainda sobre a versão desenvolvida pela M Performance, dados divulgados garantem que o modelo será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, fixando como velocidade máxima os 250 km/h. Tudo isto, com consumos que deverão rondar entre os 8,2 e os 8,6 l/100km.
MAIS TECNOLÓGICO
O novo chassis tem suspensão independente em ambos os eixos e os três sistemas habituais. Por um lado a versão standard das versões XLine e linha de luxo, enquanto como opção (de série na versão M Sport) existe uma suspensão desportiva com molas mais duras e também com barras estabilizadoras mais duras. Existe ainda uma terceira opção com amortecedores controlados de forma electrónica, mas a BMW acabou por não optar por uma suspensão pneumática como a que se estrou no recém-lançado Audi Q5.
Da série é oferecido o “Driving Experience Controle# que permite a partir do interior mudar o comportamento dinâmico do BMW X3 para os modos ECO PRO, Comfort, Sport e Sport+ (este último disponível apenas nas versões 30i, 30d e M40i) .
Tecnologicamente o BMW X3 sobe vários degraus, porque passa a disponibilizar todos os sistemas de apoio à condução que você possa imaginar. Se bem que, como é hábito na firma alemã, todos surjam apenas a título opcional. A tudo isto soma-se o novo Head-Up Display, que fornece um ângulo de visão a 360 graus, o painel conta agora com um novo sistema sensível ao toque numa tela de 10,25 polegadas, a qual é herdada dos novos Série 5 Series e 7, sendo compatível com toda a conectividade de sistemas.










































Comentários