AUTO | Revelado, em estreia mundial, no Salão Internacional Automóvel de Pequim, em 2016, e já comercializado na Austrália, nos países do Golfo, em alguns países da América do Sul e na Ásia, o novo Renault Koleos chega este mês ao nosso mercado.
Ricardo Ferreira
Este verdadeiro SUV do segmento D alia um estilo robusto e potente à elegância, requinte e conforto de uma grande berlina. Apresenta uma reconhecida tecnologia de quatro rodas motrizes, capacidades todo o terreno, graças a uma elevada distância ao solo, um interior requintado e vem dotado com um conforto de exceção.
Tem 4,67 metros de comprimento e 2,71 metros de distância entre eixos, dimensões que lhe conferem uma habitabilidade recorde na sua categoria.
Está bem servido em termos multimédia conectada, graças ao tablet R-LINK 2.
O Koleos representa ainda, a par do Talisman, do Talisman Sport Tourer e do Espace, o topo de gama da Renault, enriquecendo a gama de crossovers ao lado do Captur e do Kadjar. É também o quinto modelo da gama Renault depois do Clio, Espace, Talisman e Captur a exibir a assinatura Initiale Paris, que oferece o melhor do know-how do Grupo Renault em matéria de elegância, conforto, equipamentos e serviços.
Em termos motrizes beneficia de uma mecânica e de tecnologias com provas dadas, contando com um grupo motopropulsor a Diesel que pode estar associado a uma caixa de velocidades de comando manual (não disponível em Portugal) ou à caixa automática X-Tronic.
UM ESTILO TOPO DE GAMA
Assim como o Espace, o Talisman e o Talisman Sport Tourer, o Koleos é um veículo do segmento D, que representa o topo de gama da Renault. E o estilo exterior reflete esse posicionamento, revela um parentesco inegável com o Talisman onde os pontos comuns mais visíveis estão situados ao nível da face dianteira, com o losango Renault orgulhosamente posicionado na vertical sobre uma ampla grelha cromada.
O trabalho realizado sobre as proporções, com vãos reduzidos, são também reveladores desta proximidade entre as duas famílias. O Talisman e o Koleos têm a mesma relação comprimento/distância entre eixos. O tamanho das rodas (730 mm) e a altura de apenas 1,68 metros e a coerência com o Espace e o Talisman, prossegue no design das luzes dianteiras e traseiras, com a dupla assinatura luminosa full LED. À frente, a assinatura luminosa em forma de C ("C-Shape") vai para além do bloco ótico – como no Talisman – para imprimir ainda mais força ao olhar. Consoante as versões, o novo Koleos pode estar equipado com faróis full LED "Pure Vision" que desempenham simultaneamente as funções de médios e máximos. De dia, estas luzes de circulação diurnas conferem-lhe um olhar penetrante e único. De noite, esta tecnologia, 20% mais potente que um tradicional feixe de halogéneo, melhora significativamente a visibilidade. Atrás, as luzes acesas tanto de dia como de noite beneficiam da tecnologia Edge Light com um efeito 3D, proporcionando uma luz nítida e brilhante, ao longe como ao perto.
CONFORTO COM HABITABILIDADE XXL
Tudo o que foi desenhado para o exterior oferece, ao mesmo tempo, aos cinco passageiros o melhor do conforto no interior. A distância entre eixos de 2710 mm – para um comprimento total de 4670 mm – é uma das maiores da categoria e que permite ao Koleos reivindicar uma habitabilidade recorde.
Com 289 mm de raio ao nível dos joelhos, os lugares traseiros oferecem aos seus ocupantes o maior espaço do segmento. Este conforto é também garantido por uma distância até ao teto e uma largura ao nível dos ombros e dos cotovelos absolutamente excecionais.
A habitabilidade recorde para os passageiros completa-se com o porta-bagagens. Com o volume de 498 dm3 VDA (579 litros), dispõe de um falso piso posicionado à mesma altura da soleira do porta-bagagens que permite oferecer um piso totalmente plano. O sistema "Easy Break" permite rebater o banco traseiro na configuração 1/3-2/3 com um único gesto, graças aos manípulos situados no porta-bagagens, fazendo passar o volume total de carga para 1706 dm3 VDA (1795 litros).
Na habitáculo o Koleos dispõe de 35 litros de espaços de arrumação, entre eles um porta-luvas de 11 litros e um porta-objetos de 7 litros na consola. Os bancos dianteiros podem dispor, consoante as versões, de regulações elétricas em seis vias + regulações ao nível lombar, de aquecimento do assento e do encosto, bem como de uma função de ventilação com dois níveis de intensidade. O apoio de braço central desliza num curso de 80 mm o que permite ao condutor escolher a melhor posição de condução.
Por último há que realçar os estofos em couro de cor preta ou numa requintada combinação de tons cinzentos, o volante e punho da alavanca de velocidades revestidos de couro, as decorações específicas no painel de bordo e nos painéis das portas, o painel de bordo também revestido a couro, assim como os bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilados, com regulação elétrica de 6 vias mais 2 vias lombares, do lado do condutor.
Também não faltam os vidros laterais laminados ou a inscrição Initiale Paris no interior, os tapetes exclusivos, o cartão mãos livres específico Initiale Paris e o sistema de som BOSE com 13 altifalantes de elevado desempenho.
AS CAPACIDADES OFF-ROAD
No contexto da filosofia do design da Renault, lançada por Laurens van den Acker em 2010, o Koleos insere-se na pétala "EXPLORE" que evoca robustez e aventura. Este território de expressão é sobretudo simbolizado por uma distância ao solo até 210 mm, uma das mais elevadas do mercado, mas também por ângulos de ataque e de fuga de 19° e 26°, respetivamente, que lhe garantem as capacidades todo o terreno. No entanto, conta com uma tecnologia 4x4 eficaz e simples de utilizar.
A tecnologia ALL MODE 4x4-i do Novo Koleos já deu provas em milhões de automóveis da Aliança Renault-Nissan. Este sistema de transmissão integral assegura uma vigilância constante da aderência entre as rodas e o solo, garantindo a tração ideal em todas as circunstâncias.
O Koleos dispõe de um comando que permite ao condutor escolher o modo de transmissão e a sua utilização é muito simples: graças ao comando situado à esquerda do volante, o condutor pode escolher entre os modos "2WD", "4WD AUTO" e o exclusivo "4WD LOCK". Em modo "2WD", o Novo Koleos dispõe de tração à frente permanente, quaisquer que sejam as condições de aderência, em modo "4WD AUTO" o sistema ALL MODE 4x4-i controla permanentemente a evolução das condições de circulação e de aderência e, em seguida, trata as informações vindas dos seus sensores para assegurar a repartição ideal do binário do motor entre os trens dianteiro e traseiro. Se for necessário, pode ser enviado para as rodas traseiras até 50 % do binário disponível.
Em condições todo o terreno ou de fraca aderência (neve, lama, terra, areia) e a baixa velocidade (inferior a 40 km/h), o condutor pode bloquear o sistema, ativando o "4WD LOCK" para garantir uma repartição 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Acima de 40 km/h ou sempre que o motor for ligado, esta opção é automaticamente desligada.
MOTORES DIESEL DE 175 CV COM CAIXA AUTOMÁTICA X-TRONIC
O motor 2.0 dCi é o mais potente grupo motopropulsor do novo Koleos. A unidade de quatro cilindros e 16 válvulas surge munida de um turbocompressor de geometria variável, uma rampa de injeção pressurizada a 1600 bars e injetores piezoelétricos. Desenvolve uma potência de 175 cv (127 kW) às 3750 rpm e um binário de 380 Nm, num intervalo que vai das 2000 às 3000 rpm. Pode estar associado à caixa automática X-Tronic (em duas e quatro rodas motrizes) ou à caixa manual de seis velocidades (apenas na versão de quatro rodas motrizes e não disponível em Portugal).
A caixa automática X-Tronic foi concebida para melhorar o prazer de condução e reduzir o consumo relativamente a uma caixa automática clássica.
Ao contrário das antigas caixas CVT, a caixa X-Tronic do Novo Koleos reproduz o comportamento das caixas automáticas de relações múltiplas nas acelerações rápidas. No entanto, esta transmissão de variação contínua elimina a perda de binário nas passagens de caixa, o que otimiza o conforto em caso de acelerações ligeiras, nas situações de grande fluxo de trânsito, por exemplo.
Graças à sua relação de desmultiplicação variável, a caixa X-Tronic propõe uma infinidade de relações e explora plenamente todas as potencialidades de funcionamento do motor (em regime e em carga) em benefício do consumo e da acústica. O condutor também pode optar pelo modo sequencial de 7 relações.
Passando ao domínio da segurança ativa, os equipamentos de base do Novo Koleos (sistema antipatinagem, controlo eletrónico de estabilidade de última geração, repartição eletrónica da força de travagem, ajuda ao arranque em declive, etc.) são reforçados por um conjunto de dispositivos de ajuda à condução (ADAS) de última geração acessíveis a partir do tablet R-LINK 2, que permitem: garantir a segurança, com a travagem ativa de emergência (AEBS City e Inter-Urban); alertar, com o alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o aviso de ângulo morto (BSW) e o reconhecimento dos painéis de sinalização; facilitar, com o auxílio de câmaras e sensores, a comutação automática das luzes de estrada/cruzamento (AHL), a ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist (estacionamento em mãos livres).
RENAULT KOLEOS
Motores | Diesel Energy 1.6 dCi e Energy 2.0 dCi
Potência máxima (cv) | 130 e 175
Transmissão | Caixa manual ou automática x-Tronic
Preços em Portugal
ENERGY dCi 175 4X2 X-Tronic A partir de 41.250,00€
ENERGY dCi 175 4X4 X-Tronic INITIALE PARIS A partir de 52.900,00