top of page
motores7magazine

Miguel Oliveira a milésimos da vitória na Alemanha | Motores

MOTO 2 | Volta mais rápida e recorde do circuito de Sachsenring em corrida, recuperação desde o sétimo até ao primeiro posto, que discutiu até à derradeira passagem sobre a linha de meta e escassos 0.066s de diferença para o vencedor. São estes os destaques da brilhante corrida de Miguel Oliveira que, à entrada para as férias de verão subiu ao terceiro posto no campeonato de Moto 2.

Ricardo Ferreira

Corrida brilhante. A subida da bandeira das quinas ao pódio na Alemanha deve orgulhar todos os portugueses e, sobretudo, fazer repensar a cobertura desportiva na Comunicação Social, porque o nosso motociclismo está ao mais alto nível e não ‘merece’ – como outras modalidades - passar encapotado pelas notícias mais repugnantes vindas do futebol, bruxos, casamentos e afins.

Acompanho a progressão do Miguel Oliveira desde tenra idade, fez-se homem e piloto de alto nível e, por este andar, não tardará que esteja ao lado de Rossi, Marquez e seus pares a lutar por lugares de honra na classe rainha.

Temos um ‘grande’ entre nós, e merece ser tratado como tal, até porque o motociclismo é uma competição de risco e só no nosso país é tratado de forma tão desprezível. Mas, vamos então ao que sucedeu no carrocel ondulante de Sachsenring, onde Miguel e Aki Ajo – responsável da equipa KTM – têm agora razões para olhar o futuro confiantes, depois de um segundo lugar que permitiu a Oliveira subir ao terceiro posto do mundial.


Largando da sexta posição para 29 voltas aos 3.671 metros do traçado alemão, Miguel Oliveira não se incomodou com o facto de ter perdido uma posição face ao posicionamento na grelha de partida e, na terceira volta era sexto, para dar então início a uma recuperação que o levaria ao primeiro posto na entrada para a última volta.

Até lá chegar, Miguel Oliveira assinou o novo recorde do circuito na décima volta (1m24.483s) quando era já terceiro e recuperava de forma demolidora para Franco Morbidelli - o líder do pelotão – passando de uma desvantagem que chegou a rondar os três segundos nos primeiros momentos de corrida para cerca de meio segundo.


Depois, entre a 12ª volta e a bandeira de xadrez, o piloto de Almada andou sempre junto ao comandante, e passou mesmo para a frente na entrada para a derradeira volta, mas o adversário respondeu de forma eficaz e segurou a primeira posição ao longo da derradeira volta para deixar Oliveira em segundo a 0.066s do primeiro posto.

Estava assim concretizado o terceiro pódio de Miguel Oliveira no campeonato do mundo de Moto2, igualando o segundo posto da Argentina – a diferença é que agora a vitória esteve a um curto passo de ser sua, e o próprio Morbidelli fez questão de dar os parabéns ao piloto português.



"Tinha que tentar pelo menos uma vez e foi o que fiz. O Franco é muito forte nas travagens e não facilitou.


Entrei na última volta em primeiro mais ele respondeu de imediato no final da recta da meta."




"Sabia que era muito forte no final da descida mas ele protegeu bem no final. Queria ser terceiro antes das férias e conseguimos, foi pena ter ficado tão perto da vitória mas foi muito bom."

Palavras de Miguel Oliveira no final de uma corrida onde mais uma vez mostrou a evolução da sua KTM Moto2 e onde recuperou a terceira posição do campeonato, ao mesmo tempo que se tornou no piloto mais rápido de sempre em corrida com uma Moto2 na curta pista germânica.


O mundial ruma agora para o seu habitual período de férias regressando no dia 6 de Agosto no circuito de Brno na Républica Checa.


NOTA: Miguel Oliveira regressa esta noite a Portugal (Aeroporto da Portela) ás 23 horas e estará disponível para declarações à imprensa, sobre este resultado e uma primeira metade de época onde conquistou três pódios e terceira posição do campeonato com uma moto estreante.

Todos os que puderem, estejam presentes para saudar o piloto, e também dar uma lição a todos aqueles que na imprensa generalista só se lembram do S. Pedro quando chove!


Resultados GP Alemanha

1º Franco Morbidelli - Kalex com 29 voltas

2º Miguel Oliveira - KTM a 0.066s

3º Francesco Bagnaia - Kalex a 0.574s

4º Simone Corsi - Speed Up a 0.749s

5º Mattia Pasini - Kalex a 1.300s


Campeonato

1º Franco Morbidelli - 173 pontos

3º Thomas Luthi - 136

3º Miguel Oliveira - 114

4º Alex Marquez - 113

5º Mattia Pasini - 93

0 visualização0 comentário
bottom of page