top of page
motores7magazine

727 cv de pura adrenalina! | Motores


ROUSH FORD MUSTANG P-51 | Os especialistas da Roush quiseram homenagear o lendário bombadeiro P-51 Mustang, com esta máquina capaz de chegar aos 727 cavalos de potência. Vão ser produzidas apenas 51 unidades e pode ser adquirida por uns ‘módicos’ 42.500 dólares.


Ricardo Ferreira



O preparador norte-americano Roush é conhecido por ser especializado na modificação de carros como o Mustang Ford e Ford F-150.


O mais selvagem de todos

Até à data, a máquina mais ousada que a Roush proponha aos seus clientes era uma preparação designada como Fase 3, que pode ser aplicada no Ford Mustang 5.0 V8. Tal modificação custava 21.995 dólares e suponha um ‘coração’ com potências na casa dos 421-670 cv. Mas isto era apenas uma parte, porque a Fase 3 incluía ingualmente melhorias aerodinâmicas, jantes especiais em liga com 19 polegadas, suspensões especiais roscadas e um conjunto de travagem sobredimensionado... Ou seja, se não estávamos na Nascar, estávamos lá quase.


Mas no SEMA de Las Vegas, os rapazes da Roush mostraram algo muito mais radical, que em última análise, resultou numa edição limitada que presta homenagem a uma das mais emblemáticas armas da Segunda Guerra Mundial: o bombardeiro P-51 Mustang.


Como não poderia deixar de ser, a Roush tomou como seu ponto de partida um Ford Mustang equipado com o motor 5.0 V8 Coyote. A sua mecânica foi reconfigurada com novos componentes, herdados diretamente do mundo da competição, como seja o compressor Eaton TSV que permite aumentar o seu poder até 727 cv, para tornar esta máquina na mais poderosa de sempre criada na Roush.


A esta melhoria mecânica o Ford Mustang Ford adiciona a transmissão, manual ou automática, um sistema de escape feito exclusivamente para o carro, sendo possível variar a ‘melodia’ que sai dos escapes traseiros por um aplicativo que se pode instalar facilmente num smartphone.


A primeira versão inspirada no bombadeiro norte-americano P51



Inspiração vinda dos céus...


Para além do aumento de 306 cv, o Roush Ford Mustang P-51 lança um kit completo para o corpo aerodinâmico, totalmente feito de fibra de carbono. As rodas de 19 polegadas que são obra dos especialistas da Weld Racing vem montadas com pneus Continental ExtremeContact Sport na medida 295/35 ZR19.

É nestas rodas que encontramos um novo sistema de travagem, que vem da mão da Brembo e com pinças de 6 pistões no eixo dianteiro. Para manter os mais de 600 cv no solo existe o compromisso com novas suspensões, totalmente reguláveis ao gosto do cliente.


Mas se no exterior esta é uma máquina chamativa, não é menos no seu interior, com uns bancos desportivos revestidos em couro marrom, combinado com a cor dos blusões de aviador usadas na Segunda Guerra pelos pilotos do militar P-51 Mustang. E é precisamente este avião que decora os emblemas especiais que a Roush criou para embelezar o exterior e interior deste exclusivo carro... o desenho dos mostradores do painel seguem a mesma filosofia tirada da aeronáutica.


A Roush vai produzir apenas 51 unidades deste Kit, que custa 42.500 dólares, preço ao qual deve adicionar o custo de um Ford Mustang 5.0 V8.


0 visualização0 comentário
bottom of page