top of page
motores7magazine

Mercedes Classe X, uma pick up premium


O lançamento da primeira pick-up premium da Mercedes-Benz, com o nome Classe X, está previsto para o final de 2017 para o mercado europeu. E a marca da estrela já começou a aceitar as primeiras encomendas.


Mike Rodman


Criada sob a mesma base que a Nissan Navara - fruto da parceira da Mercedes com a Aliança Renault/Nissan -, espera-se que não só a suspensão traseira seja mais evoluída, recorrendo a molas helicoidais, como o habitáculo mais requintando, à imagem do que encontramos em todos os modelos da marca alemã, naquele que será, certamente, um interior bastante diferente do que estamos habituados a ver neste tipo de modelos.


O Mercedes Classe X é destinado aos mercados da Europa, América Latina (do México para baixo…), África do Sul e Austrália, país em que as "pick-up" valem mais de 40% do mercado automóvel!


O conceito

“Com a pick-up Mercedes-Benz preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. O nosso objetivo é oferecer a cada cliente um veículo adequado para as suas necessidades. A Classe X faz parte de um segmento de crescimento”, afirmou Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG, durante a apresentação em Estocolmo, Suécia, da nova Mercedes-Benz Classe X Concept. Esta divide-se em dois protótipos que antecipam a primeira pick-up premium da marca: Stylish Explorer e Powerful Adventurer.


Enquanto que o primeiro evidencia claramente o design característico da marca de Estugarda, aproximando-se mais da versão de produção, o segundo interpreta verdadeiramente o espírito off-road de uma pick-up clássica – robusta, funcional, resistente e todo-o-terreno.


Protótipo “Stylish Explorer”

Em termos estéticos, o Stylish Explorer é uma reinterpretação da filosofia de design da Mercedes-Benz, que recorreu a um design atlético para uma maior imponência e dinâmica, um pouco à semelhança do segmento SUV. Simultaneamente, a frente dá destaque à grelha do radiador com lamela única e a estrela no centro, que caracteriza os desportivos da marca. Tudo isto é finalizado com uma pintura branca metalizada que completa o aspeto premium.


No interior a Mercedes-Benz “contrasta entre as tonalidades quentes e frias e dos materiais de alta qualidade”, com um esquema de difusores redondos de ventilação, display central isolado de alta resolução, bem como a unidade de comando central com controlador e touchpad multifuncional.

Protótipo “Powerful Adventurer”

Já o segundo protótipo reforça as características clássicas de uma verdadeira pick-up. O concept Powerful Adventurer, aqui apresentado num amarelo lemonax metallic. Foca-se na mobilidade todo-terreno, robustez e resistência, graças a uma maior distância ao solo, pneus off-road mais volumosos, revestimentos nos guarda-lamas e cavas das rodas de carbono fosco, entre outros pormenores.


O espírito aventureiro transita também para o interior, com superfícies metálicas escovadas e tonalidades que combinam com a cor da carroçaria. Para assegurar o apoio lateral nos assentos em todas as situações de condução e todos os tipos de terreno, as faces laterais dos bancos foram revestidas a couro preto.


Parceria entre o Grupo Daimler e a Aliança Renault-Nissan

Sem surpresa e à semelhança do novo Renault Alaskan, a Mercedes-Benz Classe X é fruto da joint-venture entre o Grupo Daimler e a Aliança Renault-Nissan, uma cooperação estratégica existente há seis anos e que permite à marca alemã avançar já para a produção com uma grande eficiência de custos. Recordamos que a Nissan é o segundo maior fabricante mundial de pick-ups médias com capacidade para uma tonelada de carga e tem mais de 80 anos de experiência na produção e venda neste segmento.


Motores a partir de 163 cavalos e depois um novo V6 diesel

Numa primeira fase a pick up Classe X contará com dois motores, ambos de quatro cilindros, unidades conhecidas e tal como são montados no Nissan Navara. A primeira versão X 220d tem 163 cavalos de potência e um único compressor, a segunda é mais potente, 250d X com duplo turbocompressor e 190 cv de potência máxima. A transmissão poderá se de seis velocidades manual ou automática, com 7 relações.

Mais tarde chega um novo motor diesel de 6 cilindros em V com 250 cavalos de potência, a versão X 350d.

0 visualização0 comentário
bottom of page