top of page
motores7magazine

Regressa a sigla mais desportiva da Opel

OPEL INSIGNIA GSi | O regresso da sigla mais desportiva da Opel dá-se num novo sedan que pode deixar a concorrência boquiaberta. Lembra-se dos lendários Manta GSi e Kadett GSi?


Trinta e três anos depois do primeiro GSi, o Opel Kadett GSi de 1984, chega agora o desportivo mais desportivo da marca alemã, um sedan desportivo e com belas linhas. Falamos do novo Insignia GSi, um modelo que vem para tomar a cabeça desta gama em termos de desportismo.


Este novo modelo vem equipado com um dispositivo mecânico atrevido, um motor de 4 cilindros e dois litros, capaz de produzir 260 cavalos de potência e um binário máximo de 400 Nm. Quase nada, que acham? E, falando sobre esses números, que tal o Insignia GSi transmite todo esse ‘arsenal’ ao asfalto através de uma transmissão integral às quatro rodas com distribuição vetorial de torque? Pois bem. É mesmo isto que tem o Insignia GSi, a funcionar em conjunto com uma nova caixa automática com 8 velocidades e patilhas no volante. Ainda assim insatisfeito?



Bom, então fique a saber que também se estreia um novo sistema de amortecimento que reduz a altura ao solo em cerca de 10 mm. Uma característica deste nova geração é a combinação perfeita de design leve, baixo centro de gravidade e potência do motor 2,0 - litro turbo. O resultado é um equilíbrio excelente e uma excelente relação peso/potência.



Imagem agressiva

A imagem exterior foi tão retocada como o motor... O ar agressivo do novo Insignia GSi deriva a grande parte do pára-choques dianteiro completamente renovado, com umas grande tomadas de ar cromadas diante das rodas e que contrastam com a cor da carroçaria. Graças ao seu tamanho generoso podem arrefecer os novos travões Brembo de quatro pinças e com um diâmetro de 345 mm. Para rematar o toque agressivo não faltam umas jantes de 20 polegadas que montam uns pneus desenhados para altas performances como o são os Michelin Pilot Sport 4S, capazes de proporcionar aderência e travagem brutais.


Na parte traseira existe um pequeno aileron que, apesar do seu tamanho modesto, exerce o downforce necessário para manter este belo sedan junto ao solo e sem problemas. Na cauda podem ver uma saída dupla de escape cromada, que nos demonstra que este é um Insignia muito especial.

Pronto para ‘domar’ 260 cv

Contudo, se tivermos que destacar algo acima de tudo neste novo carro é o seu peso. A marca refere um emagrecimento colossal de 160 kg quando comparado com o Insignia OPC anterior. Este é um dado relevante, sobretudo se considerarmos que era precisamente neste ponto que o anterior modelo mais pecava no comportamento em curvas.


Para domar a nova fera alemã o condutor pode escolher entre 4 tipos de condução: "Standard", "Tour", "Sport" e "Competição". De acordo com o modo seleccionado, o sentido e a resposta do acelerador pode sentir-se mais ou menos diretamente, sendo incrementado na mesma proporção o aumento da dureza no amortecimento.

O modo de "Competição" ativa-se mediante o aparecimento de uma dupla pulsação no botão do ESP. Esta opção também sensibiliza o pedal do acelerador e a direção, podendo também desligar o controlo de tração, para se poder espremer por completo este carro em circuitos.

0 visualização0 comentário
bottom of page