MOTO | Não estou a falar na teoria de Charles Darwin, mas sim da chegada ao mercado da nova Suzuki Burgman 400 ABS, totalmente ‘Made in Japan’. Tem um visual totalmente novo, elegante e desportivo, assim como uma nova posição de pilotagem para realçar a condução. Revigorada nas suas qualidades, chega ao mercado Europeu no início de setembro.
Ricardo Ferreira
Em 1998, quando foi lançada a primeira geração da Burgman 400, esse lançamento deu origem a um novo segmento nas scooter de maior capacidade; desde então, nunca abdicou do seu papel de liderança no mercado, e está agora pronta para chegar aos pontos de venda. É uma scooter feita no Japão, que se distingue da concorrência graças ao design, construção rigorosa e grande dose de fiabilidade que desde sempre a caracteriza.
Um desenho desportivo, combinado com conforto e sentido prático, tornaram este modelo num best-seller: em quase duas décadas de vendas a série BURGMAN vendeu em todo o mundo 440.000 unidades.
O ponto de viragem
A nova burgman 400 assinala um ponto de viragem importante, mantendo o DNA típico de uma desportiva vencedora. Em linha com as tendências atuais, o modelo estreante caracteriza-se por um novo design, fino e simplificado, que coloca ênfase no lado desportivo do seu caráter.
O corpo tem formas mais atléticas e esbeltas, especialmente na frente e na cauda. Ambos são enriquecidos com faróis LED, que conferem à Burgman 400 um visual fresco, corajoso e personalizado, com consequências positivas através do aumento da eficácia do feixe de luz no escuro.
Total controlo
Com a sua estrutura mais compacta, a Burgman 400 revela um novo e melhor equilíbrio de desempenho e versatilidade, e entre conforto e comportamento em estrada, tanto em estrada aberta como na cidade. Isto é demonstrado pela forma do selim, o qual é mais espesso cerca de 20 mm e oferece ao condutor um lugar mais confortável, e ao mesmo tempo uma posição de condução mais vertical e ativa.
Desta forma, obtem-se as condições ideais para aproveitar a maior estabilidade e melhor aderência à estrada oferecido pelo chassis, com esta estrutura a revelar uma rigidez optimizada e, não menos importante, uma roda dianteira aumentada de 14 para 15 polegadas de diâmetro.
A suspensão traseira PRO-LINK, com pré-carga de mola ajustável em sete posições, funciona em conjunto com o amortecedor traseiro, que opera através de um novo sistema de alavancas, que asseguram uma operação progressiva. Este recurso, que não está disponível noutras scooters da mesma categoria, proporciona excelente conforto, mesmo em viagens mais longas ou em pisos irregulares.
Os lados da Burgman 400 são mais estreitos, para permitir que todos possam colocar firmemente os pés no chão, e em combinação com a forma de cintura da plataforma e uma altura do assento ao solo de apenas 755 mm, é agora possível controlar melhor a Burgman 400, sem parecermos o ‘animal rastejante’ de outros tempos.
O novo modelo de dois lugares em dois níveis de altura, combina o estofamento mais grosso com uma forma mais afilada, para garantir um excelente conforto para condutor ou passageiro.
4 litros aos 100 km!
O monoclindrico foi renovado, mantém a configuração de um motor a quatro tempos DOHC de 399 cm3 de injecção com refrigeração líquida, mas proporciona um binário mais consistente a velocidades de baixa e média rotação do motor (36 Nm a 4800 rpm / min), melhorando o desempenho e aceleração, também com o passageiro.
Este benefícios derivam de várias melhorias, começando com a nova caixa de filtro de ar que ajuda a torná-lo com respostas mais prontas para cada rotação do acelerador, mesmo a velocidades baixas e médias. A forma da caixa de filtro, também torna mais agradável o som de sucção, enquanto que uma nova vela de irídio torna a combustão mais eficiente e limpa. O resultado é uma potência máxima de 23 kW a 6300 rev / min, combinada com uma redução no consumo (4 l / 100 km) e emissões de CO2 contido em 91 gr / km, resultado que mantém a Burgman 400 dentro dos limites da norma Euro 4.
Fiél companheira
A nova Burgman 400 produzida no Japão tem uma garantia de 4 anos. É uma fiel companheira de viagem, ideal para nos acompanhar diariamente mas também para o mototurismo, mesmo a dois.
O novo assento duplo, vem equipado com um encosto ajustável, independente e confortável, enquanto por baixo da sela se esconde um compartimento amplo de 42 litros, capaz de acomodar um capacete integral e um jet. Para guardar pequenos objectos de uso diário, existem também duas gavetas na parte de trás da blindagem, estando um dele equipado com uma tomada de 12V.