top of page
motores7magazine

APRESENTAÇÃO: Uma casta especial para colecionadores


A firma de Bolonha, apresentou esta edição especial da conhecida 1299 Panigale R como um modelo de corrida adaptado para a estrada. Chama-se Ducati 1299 Panigale R Final Edition, e faz crescer água na boca a qualquer colecionador ou amante das duas rodas.



Com a 1299 Panigale R Final Edition, a Ducati faz a sua homenagem ao motor de dois cilindros que fez história no Campeonato do Mundo de Superbike. Da primeira vitória de Marco Lucchinelli em 3 de abril de 1988 com a Ducati 851 (no primeiro campeonato mundial de motos de produção modificadas) às impressionantes vitórias de 2017 de Chaz Davies e Marco Melandri na Panigale R, o bicilindrico construído em Bolonha tornou-se um vencedor habitual no SBK.


Contudo, a designação “Final Edition” pode também ser vista com uma diferente conotação. A evolução dos motores Ducati, de dois para quatro cilindros, nas futuras Superbikes da marca, foi algo que o próprio CEO da fábrica italiana, Claudio Domenicali, anunciou no início do ano, durante a apresentação oficial da Equipa Ducati de Moto GP para 2017.

“Confirmo que estamos a trabalhar numa nova Superbike com motor V4 e que irá substituir a actual Panigale dentro de 2 a 3 anos”, afirmou Domenicali a todos os media e jornalistas presentes.



330 vitórias!


Desmoquattro, Testastretta, Superquadro: durante mais de três décadas, o motor de dois cilindros e 4 válvulas com sistema Desmodromic construído na Ducati, foi potenciando diversas motos que compuseram a história das Supersport. Motos que venceram nada menos do que 330 corridas do Mundial de Superbike. Da 851 à Panigale R - e os modelos 888, 916, 996, 998, 999, 1098, 1198 e 1199 - o bicilindrico de Bolonha foi sempre tão bem sucedido em pista como no mercado das motos supersport.


Agora, a 1299 Panigale R Final Edition presta homenagem à grande tradição da Ducati na Superbike, combinando o melhor desempenho do bicilindrico desmodrómico com uma configuração de quadro derivada das corridas. Disponível como uma série numerada (mas não limitada), a 1299 Final Edition é uma moto desportiva compatível com o Euro 4 e que pode ser utilizada em estrada, com uma combinação perfeita do alto rendimento do motor com a suspensão com um set-up racing.


209 cv às 11.000 rpm


Sendo uma evolução do motor da 1299 Superleggera, o Superquadro "Final Edition" desenvolve um total de 209 cv às 11.000 rpm e um torque de 14.5 kgm a 9.000 rpm. Já o set-up do quadro, com a típica ‘armação’ tubular da Ducati, é o mesmo da Panigale R, com a suspensão mecânica da Öhlins e um ângulo de 24 graus. Quanto à componente eletrónica, a 1299 R Panigale Final Edition emprega a Unidade de Medição Inercial de Bosch (IMU) e ABS Cornering, o Ducati Wheelie Control EVO (DWC EVO), Ducati Traction Control EVO (DTC EVO) e o Engine Brake Control (EBC).


Todos estes sistemas são definidos de acordo com o modo de gestão do motor aplicado pelo condutor (Race, Sport e Wet) e podem ser personalizados conforme desejado.

Além do conteúdo tecnológico topo de gama, o novo esquema de cores vermelho, branco e verde com jantes vermelhas converte esta Ducati 1299 Panigale R Final Edition numa espécie única, como um vinho tirado da melhor colheita dos últimos trinta anos.







0 visualização0 comentário
bottom of page