Em 1996, surgiu nas estradas da Califórnia o EV1 da General Motors, o carro elétrico mais rápido e mais eficiente até então construído. Veja este documentário imperdível e sobre como ele acabou na sucata!
Ricardo Ferreira
O veículo elétrico EV1, tal como o próprio nome indica, funcionava a eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automóvel. No entanto, o EV1 nasceu à frente do seu tempo, e o nascimento deste novo tipo de veículo veio incomodar muitas pessoas, empresas, e principalmente, toda a indústria automóvel e petrolífera.
O que aconteceu no seguimento desse acontecimento foi de todo inesperado e espantoso, simplesmente o veículo elétrico desapareceu, deixou de ser fabricado, as fábricas encerraram, os trabalhadores foram despedidos silenciosamente.
Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram as suas versões da história. Quem matou o carro elétrico EV1? Este é um dos grandes mistérios da nossa moderna sociedade. Quem foram os culpados deste crime contra o futuro da humanidade, sendo que com o seu desaparecimento se perderam décadas de evolução devido a esta tecnologia nos ter sido retirada, por interesses milionários.
Não… não foi um sonho. O EV1 existiu mesmo, circulou nas estradas da Califórnia e era extremamente eficiente e rápido, e era elétrico. Centenas de pessoas pretenderam adquirir o EV1 à General Motors, mas a empresa referiu recolher todos os veículos e, simplesmente… destrui-los!
VEJA O FILME COMPLETO