Fique a conhecer a MTT 420R, uma moto atroz com turbina de helicóptero e que promete alcançar uns impressionantes 420 cv e 420 km/h.
Passaram-se cerca de quatro anos sobre o dia em que a Marine Turbine Technologies lançou um primeiro aviso sobre uma moto ainda mais extrema que a Y2K. Para quem se recorde da Y2K MTT, esta era também uma moto equipada com uma turbina de helicóptero no chassis, anunciando uma potência de 320 cv e 576 Nm de binário, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1,5 segundos e uma velocidade de ponta teórica de 390 km/h. Além disso, foi um das protagonistas do infame filme 'Torque'.
Pois bem. Agora a MTT lançou recentemente um vídeo onde se vê a primeira unidade batizada MTT 420R a fazer sua magia negra num banco de potência. Neste último caso, o motor é uma turbina Rolls-Royce C-20B.
Uma promessa para honrar o nome
A empresa norte-americana (Americanos… tinha de ser!) dedica-se desde há muito, a transplantar para todo os tipos de veículos os motores de turbina que normalmente equipam os helicópteros para voo. O resultado são criações bizarras.
Esta sua última proposta não foi baptizada com a designação 420R por mero acaso, é porque na realidade esta nova configuração oferece 420 cv de potência máxima e 420 km/h de velocidade máxima, para além de uns impressionantes 813 Nm de torque. E tudo isto ‘embrulhado’ num monte de fibra de carbono para reduzir o peso, sobre o qual não revela informações.
MTT 420R
Para gerenciar toda esta brutalidade em apenas duas rodas, a MTT criou a partir do zero um quadro do tipo monocoque, com um braço oscilante mais extenso para evitar backflips inoportunos na aceleração e uma transmissão automática de duas velcocidades.
Os rapazes da MTT esperam ter agora pronta até ao último pormenor a sua ‘monstruosidade’ de duas rodas para a poderem homologar para a circulação em estrada, tal e qual como fizeram com o modelo anterior.
Nos Estados Unidos é assim, é possível legalizar uma besta como estas… E ainda há quem diga que não é o País mais livre do mundo!