A Volkswagen escolheu o Lago Como (Itália) para revelar o seu primeiro compacto utilitário-desportivo. Fabricado na fábrica da Autoeuropa, em Portugal, o novo T-Roc chega ao mercado em novembro com dois níveis de acabamento e cinco motorizações distintas.
Mike Rodman
CERNOBBIO (LAGO COMO) – Antecipando em duas semanas a apresentação no salão de Frankfurt, a Volkswagen mostrou em ante-estreia mundial o primeiro SUV compacto da sua história, o T-Roc , desenvolvido na “miraculosa" plataforma MQB.
Com um comprimento de 4.234 metros (4 cm a mais do que o primo Audi Q2) o T-Roc vem completar a gama sport-utility de Wolfsburg, posicionando-se logo abaixo do VW Tiguan. Concorre num segmento onde encontra o Fiat 500X e Jeep Renegade, ou seja, bem na linha da frente do mercado europeu em termos de vendas.
Mostrando uma linha semelhante ao futuro Polo, ainda não comercializado entre nós, o novo SUV exibe um habitáculo colorido como raramente acontece num carro alemão, tradicionalmente austero. Aos clientes é dada a possibilidade de escolher as cores que mais gosta, jogar com as distintas tonalidades e decorar tablier, painéis de portas, e até assentos, de acordo com o seu gosto.
O painel de instrumentos assume a forma de um ecrã digital com 29,7 cm, no que é reforçado por um segundo ecrã, este destinado ao entretenimento e navegação, com 16,5 ou 20,3 cm, consoante as versões. Os mais exigentes podem contar com um sistema de som com 300 watt e oito canais.
- Motores e preços
As versões mais acessíveis do T-Roc vão estar equipadas com o motor 1.0 TSI de 115 cv, associado a uma caixa de seis velocidades, com a potência a ser colocada no solo apenas através das rodas da frente. Quem busque mais potência, pode sempre optar pelo 1.5 TSI, igualmente a gasolina e com 150 cv, que pode estar disponível com duas ou quatro rodas motrizes, surgindo o 2.0 TSI de 190 cv, exclusivamente 4×4, como o topo de gama.
Como seria de esperar, os motores a gasóleo vão igualmente estar disponíveis, com a oferta a iniciar-se com o 1.6 TDI de 115 cv, a que se juntará o 2.0 TDI de 150 cv e, por fim, o 2.0 TDI de 190 cv. O T-Roc estará à venda no nosso país a partir de Novembro, como no resto da Europa, com preços que deverão arrancar a abaixo dos 25.000€, ou seja, por um valor ligeiramente inferior ao praticado pelo Golf com motor equivalente.