O novo Ferrari Portofino é um GT que representa uma combinação única de desportivismo, elegância e conforto a bordo. O motor V8 a 90 graus de Maranello debita impressionantes 600 CV!
Ricardo Ferreira
O Ferrari Portofino é um novo V8 GT que pretende dominar o seu segmento graças a uma combinação perfeita de três conceitos: desportivismo, elegância e conforto. A designação escolhida para este belo Ferrari foi o nome de uma das cidades mais bonitas da Itália. Portofino é conhecida pelo seu porto turístico encantador e, ao longo dos anos, tornou-se internacionalmente sinónimo de elegância, desportivismo e luxo. A cor de lançamento do novo Ferrari também foi dedicada a esta maravilhosa cidade: Rosso Portofino.
Capaz de desencadear uma enorme potência de 600 cv e de uma aceleração de 0 a 100 km / h em apenas 3,5 segundos, o Ferrari Portofino é o conversível mais poderoso, um carro espaçoso com s dois bancos traseiros adequados para viagens curtas.
O seu novo chassis apresenta uma significativa redução de peso em relação ao California T, que vem substituir. Graças ao uso extensivo de modernas tecnologias de produção, todos os componentes do chassis e da carroçaria foram redesenhados, com a consequente redução de peso, apesar do aumento da rigidez torsional.
- Motor
O famoso Ferrari V8 turbo, parte da família de motores que foi distinguida com o galardão de Motor Internacional do Ano em 2016 e 2017, debita agora 40 cv mais do que a unidade do Califórnia, graças à adoção de novos componentes e a uma calibração específica do software de gestão do motor. A trilha sonora característica do Ferrari V8 também foi aprimorada e internamente, todos os aspectos da eficiência do 8 cilindros foram aprimorados, com a adoção de novos pistões e novas tomadas de ar para o motor. As geometrias em todo o sistema de escape também foram melhoradas. O novo cabeçote do exaustor de peça única reduz as perdas, um fator importante para garantir a resposta característica da Ferrari.
Todas estas melhorias, combinadas com a Gestão de Boost Variável que ajusta a entrega de torque de acordo com a engrenagem selecionada, permitem que o Ferrari Portofino ofereça níveis de aceleração ainda maiores em todas as engrenagens e menor consumo de combustível.
- Características dinâmicas
As características dinâmicas do Ferrari Portofino foram completamente revistas e beneficiam da introdução de novas soluções tecnológicas. Pela primeira vez neste tipo de modelo Ferrari, o diferencial traseiro eletrónico de terceira geração (E-Diff3) foi adotado e integrado com o F1-Trac, melhorando o aperto mecânico e controle do carro no limite. O Portofino é também o primeiro GT na gama a ser equipado com EPS (direção de energia elétrica). Isto permitiu que os engenheiros reduzissem o índice de direção em sete por cento para uma direção ainda mais responsiva sem compensação em estabilidade graças à integração com o E-Diff3. O sistema de amortecimento magnetorheológico (SCM-E) foi aprimorado, com uma tecnologia de bobina dupla que ajuda a reduzir a vibração, ao mesmo tempo em que melhora a absorção de irregularidades na superfície da estrada. O resultado é um carro ainda mais dinâmico e responsivo que também oferece conforto significativamente superior.
- Design e Aerodinâmica
O Ferrari Design Center desenhou um carro de estilo agressivo com uma configuração de fastback de dois volumes - sem precedentes num coupé-conversível e com um top rígido retrátil - que acrescenta uma aparência extra à sua silhueta, dando-lhe um caráter mais desportivo sem interferir na sua elegância e dinamismo.
Começando com a frente, a forma da abertura da grelha do radiador grande, que se estende de uma borda a outra do nariz cuidadosamente contornado, é sublinhada por um novo conjunto de faróis de LED completo com uma forma mais horizontal. A borda externa do farol esconde uma entrada de ar inovadora que se alimenta na roda dianteira e sai ao longo do flanco para reduzir o arrasto.
O design da cauda sublinha a posição desportiva do carro que foi reforçada ao colocar as luzes traseiras mais separadas. Esta solução elegante esconde habilmente o volume traseiro do novo RHT, que apresenta um design mais leve e pode ser elevado ou baixado a baixas velocidades.
- Conforto a bordo
Houve ainda um foco especial no conforto do painel, garantido por uma série de novos recursos, como por exemplo um sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 10,2 ", um novo sistema de ar condicionado que melhora o conforto dos ocupantes, um novo volante, assentos eletronicamente ajustáveis de 18 vias com um novo design de encosto - que aumenta o espaço para as pernas dos passageiros dos assentos traseiros. Todos os ocupantes apreciarão particularmente o novo deflector de vento que, quando o topo é solto, reduz o fluxo de ar dentro da cabine em 30% e também reduz o ruído aerodinâmico.
O Ferrari Portofino fará sua estreia mundial no “Frankfurt International Motor Show” em setembro.
Especificações Técnicas e Performances
Motor
Tipo V8 - 90 °
Deslocamento total 3855 cm3
Potência máxima de potência * 441 kW (600 cv) a 7500 rpm
Binário máximo * 760 Nm de 3000 a 5250 rpm
Peso e dimensões
Comprimento 4586 mm
Largura 1938 mm
Altura 1318 mm
Distribuição de peso 46-54% frente / traseira
atuação
Performances
Velocidade máxima> 320 km / h
0-100 km / h 3,5 seg
Consumo de combustível e emissões de CO2 **
Consumo de combustível 10,5 l / 100 km
Emissões 245g CO2 / km