A Audi revelou no Salão de Frankfurt o concept Audi Elaine, que antecipa um futuro SUV elétrico de produção, com nível 4 de condução autónoma e carregado de autonomia. Para rivalizar em tecnologia e conectividade com o Tesla Model X.
Modelo compacto do segmento C, o Elaine é um modelo de dimensões generosas e muito acima do compacto Q3, com os seus 4,38 metros de comprimento. As cavas das rodas musculadas, o capot agressivo, as óticas e a falsa grelha de enormes proporções marcam o estilo deste SUV com um indisfarçável look de coupé.
Com nível 4 de autonomia, o Elaine tem posto de condução, volante e painel de instrumentos, emboras com um design futurista, e uma enorme tablet integrado na consola central.
435 cavalos em modo elétrico com 500 km de autonomia
O Elaine conta com um motor elétrico no eixo dianteiro e dois outros no eixo traseiro, que libertam uma potência total de 435 cv. Esta disposição dos motores garante tração integral ao Elaine e será também usada em futuros modelos elétricos da marca. A autonomia anunciada é de 500 quilómetros e o carregamento das baterias pode ser feito por indução.
Poderá circular em modo completamente autónomo em autoestradas preparadas para o efeito, com velocidades entre os 60 e os 130 km/h, e estacionará sozinho, podendo mesmo dirigir-se aos parques de estacionamento sem que ninguém o conduza e regressar ao ponto de origem para apanhar os passageiros.