top of page
motores7magazine

AUTO | Absolutamente desportivo!


O novo Megane RS apresenta-se mais desportivo do que nunca. Com o novo motor de 280 cavalos de potência – derivado do Alpine - e o chassi 4Control como grande inovações.

Ricardo Ferreira


Chama a atenção através do seu design, que indica claramente que este não é um Mégane normal. As suas rodas mais largas 60 milímetros à frente e 45 atrás e as suas jantes de 18 e 19 polegadas, além de conferirem um visual poderoso, servem para proporcionar maior equilíbrio e aderência em estrada. Conta ainda com um pára-choque específico, uma grande tomada de ar para arrefecer o motor, uma grelha específica em forma de favo de mel e com o desenho característico da Renault Sport na F1.

Nova cor da carroçaria

De lado, é notável o exaustor de ar atrás das rodas dianteiras e na parte traseira apresenta um aileron específico, redesenhado para oferecer mais suporte aerodinâmico. Ainda na zona posterior destaca-se o novo pára-choque com uma saída de escape central cercado por difusores de ar laterais para garantir um maior equilíbrio aerodinâmico em alta velocidade.

E tudo isto com uma nova cor de carroçaria, o Orange Tonic, que acrescenta ao clássico Sirius amarelo, a cor emblemática da Renault Sport na F1.


Interiormente o ADN desportivo acentua-se garças aos novos assentos desportivos com encostos de cabeça integrados, e pelos mais variados recantos do cockpit espraia-se uma costura vermelha que contrasta com o acabamento em cinza de carbono. O estofamento pode ser de tecido de carbono ou Alcântara, tem uma alavanca de velocidades e pedais específicos cobertos com alumínio.


Mas o principal objetivo do Mégane RS não está no seu design, mas nos elementos que introduzem o máximo desportivismo. Herdeiro da competição, o Mégane RS incorpora inovações únicas no segmento. Por um lado, o sistema de direção de quatro rodas do 4Control, presente de série no chassis para fornecer uma maior agilidade e estabilidade em curva. Tem uma direção mais direta e um raio de rotação mais curto para as manobras.


Motor de 280 cavalos

O novo Megane RS conta ainda com elementos que maximizam as sensações desportivas e melhoram o desempenho em todas as circunstâncias. É o caso do pivô independente à frente, completamente redesenhado para se adaptar à nova geometria e aumentar a rigidez, ou o novo diferencial Torsen de deslizamento limitado que, associado ao chassis Copa, atinge uma taxa de transferência assimétrica na aceleração e desaceleração para melhorar o motor e a velocidade de passagem em curvas. Além disso, cada chassi possui configurações específicas de suspensão (molas, amortecedores, batentes e barras estabilizadoras).


E quanto ao motor, emprega um motor turbocomprimido de injeção frutos das sinergias da Aliança Renault-Nissan. Trata-se de uma unidade de 1.8 litros de quatro cilindros, com uma potência máxima de 280 cavalos às 6.000 rpm e um binário máximo de 390 Nm, disponível desde as 2400 às 5000 rotações por minuto. Este foi o motor utilizado no renascimento da Alpine e que conta com uma cabeça de cilindros redesenhada entre as equipes da Renault Sport Cars e os engenheiros da Fórmula 1 da Renault Sport Racing.


Novas caixas de velocidades foram realizadas para a gestão deste motor. Por um lado, uma transmissão manual de 6 velocidades e, por outro lado, uma embreagem dupla automática EDC também com seis velocidades. Possui elementos específicos para melhorar o comportamento e extrair tudo o que o motor oferece.

Por exemplo, conta com patilhas ao volante semelhantes ás utilizadas na competição. E também oferece tecnologia Multi Change Dow que permite reduzir várias velocidades de uma só vez no momento da travagem e o Launch Control para um arranque otimizado; está disponível nos modos Race ou Sport e evita a patinagem das rodas oferecendo a tração máxima em todas as situações.


A versão troféu de 300 cavalos

Como se isto não bastasse, a Renault lançará daqui até o final de 2018 uma versão de troféu com um motor de 300 cavalos de potência e um torque máximo de 400 Nm. Uma variante que contará com a tecnologia especialmente projetada para este modelo, como o chassis Copa e as rodas de 19 polegadas. Possui discos dianteiros Brembo com 355 mm de diâmetro e os discos podem ser feitos de ferro fundido ou alumínio.


Para aperfeiçoar o estilo de condução e obter todo o sumo possível do Mégane RS, apresenta um novo sistema de telemetria, o RS Monitor que agora oferece novos gráficos, melhor ergonomia e uma oferta atualizada. O sistema possui duas aplicações diferentes; por um lado RS Monitor com visualização de dados em tempo real na tela do sistema R-LINK 2 e, por outro lado, o RS Monitor Expert que permite conectar uma câmera específica ou a câmera do smartphone para registrar sequências de circulação, podendo o vídeo inserir os dados de telemetria obtidos.


Os modos de condução provêm do sistema Multisense, que apresneta cinco modos de condução que agem sobre a resposta do motor (através do mapeamento do pedal do acelerador), a estabilidade do tempo de mudança de direção e inversão: Confort, Normal, Sport, Race e Perso.

0 visualização0 comentário
bottom of page