No espaço da Mercedes foram muitas e relevantes as estreias apresentadas no salão automóvel de Frankfurt, com especial destaque para o AMG Mercedes Project One e o Concept EQA.
Lars Hoenkhaus
O portfólio variava desde o hibrido desportivo AMG Mercedes-Benz Project One com 1000 CV de potência no motor do F1 W08, até à visão futura do automóvel utilitário, caso do Smart Vision EQ fortwo.
Foram também estrelas o S-Class Coupe e o S-Class Convertible, bem como o belo Concept EQA que antecipa o futuro elétrico da marca de Estugarda.
AMG Mercedes Concept One
Smart Vision EQ fortwo
AMG Mercedes Concept One
Mercedes EQA Concept
EQA Concept: Zero a 100 km/h em 5 segundos
com 400 km de autonomia
O EQA Concept segue o mesmo visual dianteiro do EQ Generation Concept apresentado há um ano no Salão Automóvel de Paris, com a sua grelha luminosa e faróis LED.
Como já se está a tornar rotina nos concepts elétricos, os espelhos retrovisores são substituídos por camaras de vídeo.
Apresenta como unidade de energia dois motores elétricos com potência combinada de 372 cv e um binário de 500 Nm, suficientes para cumprir os 0-100 Km/h em 5 segundos.
Os motores estão montados em cada um dos eixos, o que lhe garante tração às quatro rodas, com a distribuição de energia entre eles a depender dos modos de condução selecionados.
As bateiras de iões de lítio têm uma capacidade superior 60 kWh, o que garante uma autonomia de cerca de 400 quilómetros por carga, o que, diga-se, até nem é muito. Cada 10 minutos de recarga conferem-lhe 100 quilómetros de autonomia.