No próximo Salão de Tóquio, em outubro, a Mitsubishi vai revelar a sua visão para um futuro SUV Coupé, elétrico, com tração integral e inteligência artificial. Um primeiro passo no âmbito da recente Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi?
Ricardo Ferreira
Desde há muito que não vemos um carro da Mitsubishi, verdadeiramente divertido de conduzir como o foi o Lancer Evolution, que bastantes alegrias deu aos fãs da competição automóvel.
O que chegará como novidade do ‘pais do sol nascente’, tem todo o aspeto de um novo caminho, no qual, a proximidade do nome e-Evolution com a guerreira sigla Evo da marca, pode não passar de simples coincidência.
O protótipo que vai ser desvendado no Tokyo Motor Show é um novo e totalmente elétrico SUV sob a forma de Coupé, com linhas afiadas e características aerodinâmicas que rivalizam e podem mesmo superar a 'receita' do Toyota C-HR, o que também sugere que esteja para aparecer uma nova linguagem de estilo nos carros da marca.
Com a Mitsubishi agora a fazer parte da Aliança Renault-Nissan, que visa a expansão, não é surpresa que o e-Evolution seja configurado para ser elétrico e será interessante ver, o quanto terá de tecnologia compartilhada como os outros veículos desta nova aliança.
28 de Out. a 5 de Nov.
De acordo com a Mitsubishi, o protótipo e-Evolution combina tracção integral, propulsão eléctrica e inteligência artificial.
Tração integral e um propulsor elétrico...
mas com que potencial e autonomia?
O comunicado de imprensa do e-Evolution Concept é muito vago, mas não deixa de salientar a importância de face a novas circunstâncias, a marca japonesa ter a ambição de “inaugurar uma nova era de crescimento a longo prazo e desenvolvimento sustentável". Assim, o e-Evolution é um carro muito importante, pelo menos para a Mitsubishi.
No estilo, o e-Evolution Concept segue um perfil de teto baixo e desportivo, com luzes traseiras de estilo agressivo e um pilar C quebrado, revelando alguma ambição, que só se saberá até onde chega quando for revelado o potencial da unidade elétrica, muito provavelmente partilhada entre os três construtores da aliança franco-nipónica.
O que a Mitsubishi refere é que o e-Evolution combinará um motor elétrico com um sistema de tração às quatro rodas e algumas ajudas à condução, sobre as quais ainda nada se sabe. Goste-se ou não dos utilitários-desportivo SUV, a verdade é que se o novo e-Evolution revelar linhas menos exóticas que o Toyota CH-R e contar com um poderoso motor (elétrico) pode até agradar ao consumidor Europeu.
Porém, o velho conceito Evo não será mais o mesmo caso lhe falte ADN desportivo no motor.
Todas estas dúvidas para esclarecer na demonstração do e-Evolution Concept, no Tokyo Motor Show... em outubro de 2017.