Alfonso Albaisa, ex-diretor executivo do Infiniti Design, assumiu recentemente o cargo de vice-presidente sénior do Grupo de Design Nissan, incluindo a premium Infiniti. Fomos conhecê-lo junto a uma das suas primeiras criações: o imponente iate Motali.
Mike Rodman
O nosso entrevistado não é um designer comum. É sem dúvida uma personalidades mais criativas da indústria automóvel, o rosto que está por detrás de alguns dos carros mais admirados em todo o mundo. Carros como os Infiniti Q60 e Q30, Nissan Juke e, mais recentemente, Infiniti Prototype 9, um protótipo elétrico muito elegante e em forma de roadster retro, lançado no Pebble Beach Concours d'Elegance 2017 foram algumas das suas criações mais expressivas.
Mas Albaisa é também um confesso apaixonado do mar. Pouco depois de se juntar à equipa do Nissan Design, há cerca de 26 anos, projetou um iate de luxo para um cliente rico do Médio Oriente. Fomos encontrar Alfonso Albaisa na Turquia onde reencontrou esssa que é uma das suas mais antigas criações, um iate de 33 metros e 3 pisos que ele próprio desenhou há 26 anos atrás e, curiosamente, foi nesta ocasião que viu pela primeira vez essa sua criação acabada.
Nesta entrevista fala-nos dos seus desenhos, dos seus projetos, e de que forma o seu amor pelo mar o inspira para cada nova forma. Explica-nos também como os dois mundos, barcos e automóveis, se interligam, isto enquanto fazia um curto test drive com Infiniti Q60 junto ao porto de abrigo do Motali.
O que é o Motali?
A.A. – O Motali é um iate de luxo de 33 metros e três andares. É de propriedade privada e projetado para oferecer aos passageiros uma verdadeira experiência de viagem. O design, apresenta uma expressão parecida com uma bala com um estreitamento romântico na popa que cai para dentro, semelhante aos iates clássicos da década de 1950, feitos de maneira completamente moderna.
Os hóspedes desfrutam de um iate de forma fundamentalmente diferente, com janelas curvas no andar de baixo, criando uma visão única de dentro para fora.
Como lhe surgiu a oportunidade de trabalhar no projeto deste iate?
A.A. - Fui contactado por um cliente na Turquia para desenhar o iate em agosto de 1990, durante o meu segundo ano a trabalhar com a Nissan. Ele disse-me: imagine o Motali (já existiu um iate com esse nome) de volta a sua amarração no Mónaco. A vista traseira desse iate deveria de ser diferente de qualquer outro… foi um momento emocionante, mas extremamente desafiante!
O que o motivou a envolver-se nesse projeto?
A.A. – Eu cresci no oceano, cruzando o litoral de Miami num barco a motor de seis metros com o meu irmão. Desde então, ganhei um profundo fascínio pelo mar, e ainda mantenho intacta essa costela de marinheiro nos dias de hoje. Na Design Infiniti, somos inspirados pelo poder e pela beleza da natureza e do oceano nos projetos dos nossos carros. Criar o Motali foi uma chance de combinar essa minha paixão ao longo da vida com o trabalho que eu amo. Foi uma oportunidade que não podia deixar passar!
O que mais apreciou no projeto do Motali?
A.A. - Sempre me cativou a visão de iates amarados e em repouso, então, ter a possibilidade de criar o meu próprio barco foi muito emocionante. Por outro lado, também gosto de pensar para além do próprio design do iate em si. Ao contrário dos carros, as vistas das janelas do Motali, são tão importantes quanto a sua própria aparência. Eu tinha que projetar algo que assentasse bem numa variedade de ambientes magníficos, desde o porto de Monte Carlo, ao oceano profundo, ou à baía de uma ilha deserta.
Qual foi o maior desafio?
A.A. - A grande escala. Enquanto um carro pode ser criado com um único pensamento, com um desenho apoiado em pequenos pormenores, num iate com o tamanho do Motali, toda a criação é ditado pela arquitetura. Foi mais como projetar um edifício do que projetar um veículo.
O Protótipo 9 com motor elétrico e baterias da Nissan Motor Co.
A Nissan Motor Corporation e a Infiniti revelaram no Concurso de Elegância de Pebble Beach de 2017, este fantástico um protótipo elétrico. O carro, um retro-roadster designado protótipo9, representa a silhueta de um carro de corrida dos anos 40, com técnicas de produção sofisticadas.
A.A. - O protótipo 9 celebra a tradição de engenharia, desenho e paixão dos nossos antepassados na Nissan Motor Corporation. O projeto começou como um desafio - e se a Infiniti tivesse criado um carro de corrida na década de 1940? Imagine-se este carro de teto aberto nos circuitos famosos da época, como o Japan Tamagawa Speedway… Os esboços eram deslumbrantes e a ideia foi tão convincente que tivemos que produzir um protótipo.
Disse-nos Alfonso Albaisa.
Alfonso Albaisa é norte-americano, de descendência cubana. A criatividade de Alfonso nunca parou no design de automóveis; Tem também tem um grande interesse e um jeito natural para a Arquitetura que é uma herança familiar, tanto do lado da mãe como do pai.
O seu pai, arquiteto licenciado em Cuba, envolveu Alfonso no mundo criativo desde muito jovem e expôs-o a grandes ideias, grandes edifícios, pessoas influentes e aos altos e baixos que todos os criativos passam.
A Infiniti: dos luxuosos carros premium à F1
A Infiniti Motor Company Ltd. está sediada em Hong Kong com representações em 50 mercados em todo o mundo. A marca INFINITI foi lançada em 1989. A sua gama de automóveis premium é atualmente construída em quatro fábricas, no Japão, Estados Unidos, Reino Unido e China.
Os estúdios de design da Infiniti estão localizados em Atsugi-Shi, perto de Yokohama, Londres, São Diego e Pequim.
A marca atravessa um momento de grande ofensiva do seu produto. A Infiniti foi amplamente aclamada pelo seu design audaz e tecnologias inovadoras de assistência à condução. A partir da temporada de 2016, a Infiniti tornou-se um importante parceiro técnico da equipa Renault Sport Formula One, contribuindo com a sua experiência em desempenho híbrido.