Vinte e cinco anos depois do lendário Lm002 terminar a produção, a Automobili Lamborghini lançará o Urus no próximo dia 4 de dezembro, criando uma vez mais uma categoria própria de Super SUV’s.
Ricardo Ferreira
Antes de dar a conhecer o novo Urus, a marca transalpina quis relembrar o seu legado neste domínio, reavivando na memória um automóvel extraordinário. O exemplo é dado com o Lm002 preto (chassis #12231) do museu Lamborghini, inteiramente restaurado pelo departamento clássico Lamborghini Polo Storico.
O desenvolvimento do LM 002 começou como um projeto para desenvolver um veículo off-road de alto desempenho para uso militar no final da década de 1970, com o nome de Cheetah.
O engenheiro da Lamborghini, Giulio Alfieri, ressuscitou o projeto em 1981 com o LM 001: um conceito inovador com um motor traseiro, seguido do protótipo LMA com uma unidade motriz montada à frente.
O modelo de produção final do Lm002 foi apresentado pela primeira vez no Brussels Auto Show em 1986, consolidando o design final: o motor V12 do Countach Quattrovalvole fornecia uma capacidade de 5.167 cc e 450 CV de potência às 6.800 rpm.
Num corpo de alumínio e fibra de vidro, com transmissão de quatro rodas motrizes, caixa de transferência e três diferenciais autoblocantes, este magnífico e luxuoso SUV poderia exceder os gradientes de 120%. Alcançando velocidades superiores a 200 km / h, o Lm002 foi equipado com pneus Pirelli Scorpion especialmente desenvolvidos, permitindo capacidades "flutuantes" em superfícies macias como a areia e altamente abrasivas em condições de calor.
As versões militar e civil do LM - 002
A produção dos chassis começou numa empresa perto de Bilbao (Espanha). Em seguida, as peças semi-montadas foram enviadas para Sant'Agata Bolognese (Itália) para conclusão com o motor, peças mecânicas, acabamentos, testes e entregas. Um luxuoso interior, combinando as necessidades individuais do cliente completava o LM - 002.
Desde cedo o super SUV atraiu grande atenção ao ser lançado, como um veículo diferente de qualquer outro, com capacidades off-road significativas e um design e presença imponentes. Um total de 300 unidades foram produzidas de 1986 a 1992.
Uma vez mais e tal como Lm002, o Urus criará uma classe própria de Super SUV, com excepcional potência e torque, design distintivo e uma presença muito significativa. Diz a marca que o carro fornecerá grandes capacidades dinâmicas, desempenho de estrada e luxo excepcionais, para além de excecional comportamento em terrenos off-road, incluindo areia.
Ficamos curiosos à espera.