top of page
motores7magazine

AUTO | Novos Audi A4 e A5, híbridos, poupados e potentes!


A presença de um gerador elétrico de 12V, permite-lhes funcionar em modo otimizado no arranque, paragem e desaceleração. Esta nova combinação surge nos motores 2.0 TFSI de 190 e 252 cavalos.

Ricardo Ferreira

Para vermos o primeiro carro totalmente elétrico da Audi, teremos que esperar até 2018, quando o Suv e-tron for apresentado. Porém, até lá, a marca de Inglostadt disponibiliza o sistema MHEV que suaviza (com um gerador elétrico) o comportamento a médios regimes dos Audi A4 e A5, seja nas configurações berlina ou coupé.

O processo de eletrificação em Ingolstadt passa por diversas etapas, em primeiro lugar com o lançamento do híbrido Audi A8 com um sistema de 48 volts, mas também com o aparecimento do sistema MHEV no Audi A4 e Audi A5.

Estes dois modelos, nas versões berlina e coupé, disponibilizam um dispositivo de gerador starter que opera a 12 volts, que permite não só a recuperação da energia de travagem como ainda a reativação do motor térmico nos períodos de desaceleração, uma espécie de "start&stop" de funcionamento otimizado para intervir a velocidades mais altas.


Ou seja, cada vez que levantar o pé do acelerador, o sistema em questão aproveita a inércia adquirida pelo veículo não só no desacoplamento entre o motor e a transmissão, mas também desligando a unidade de propulsão em benefício do consumo de combustível.

Assim, tenha atenção ao que vem ai de novo no Audi A4 sedan e no Avant MHEV, dois híbridos muitos suaves e, certamente, também muito poupados nos consumos, não obstante estarem disponíveis os motores 2.0 TFSI de 190 ou 252 cavalos , o último com tração nas quatro rodas e transmissão da série S Tronic.

Os preços para a Europa devem começar nos 39.550 euros na configuração básica, devendo ultrapassar os 48 mil euros na versão mais sofisticada.


Os modelos Audi A5 Coupé, Sportback e Convertible também terão as suas versões MHEV, homologados como híbridos e, importante, contando por isso com benefícios fiscais importantes nos mercado Europeu.


Olhando para 2018 será então apresentada a versão plug-in híbrida do A8; tendo a marca dos quatro anéis anunciado este mês a expansão da rede de cobrança "Enel Fast Recharge Plus" do projeto EVA +, na rota Roma-Milão com 30 estações de carga e cada uma dessas infra-estruturas presente a cada 60 quilómetros.


A iniciativa que é co-financiada pela União Europeia, conta para além da Audi com outras marcas automóveis envolvidas nesta ação (da Enel e Verbund) como a BMW, Nissan, Renault e Volkswagen. Ora aqui está uma boa proposta para os nossos Governantes levarem a Bruxelas - reduzindo a atual demora de uma viagem Lisboa-Porto a bordo de um automóvel elétrico.




0 visualização0 comentário
bottom of page