Já é conhecida a gama atualizada do Range Rover Sport, que tem como principais destaques o primeiro híbrido de Plug-In da marca e também o poderoso SUV desportivo de topo SVR com 575 cv anunciados.
A Jaguar Land Rover já tinha dito que a partir de 2020 todas as suas gamas de modelos seriam eletrificadas, e na Range Rover esse futuro começa agora a ser revelado. A gama deste SUV foi atualizada e passou a contar com aquele que é o primeiro híbrido Plug-In Range Rover, uma versão com 404CV que integra uma gama internacional composta por nove motorizações e que no topo tem o desportivo SVR de 575CV. A introdução do novo infotainment TouchPro Duo, a iluminação Pixel Laser e a abertura por gestos da cobertura do teto panorâmico são outras das novidades.
No Range Rover Sport PHEV a ligação à corrente processa-se através de um espaço específico na grelha do carro. Este novo Sport híbrido de Plug-In tem uma potência de 404CV e um binário de 640Nm.
Para tal recorre à combinação entre o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros Ingenium (Si4) com 300CV e um propulsor elétrico de 116CV, que oferecem uma eficiência sem rival. Isso mesmo fica demonstrado pelos registos de consumos (2,8L/100km) e de emissões (64g/km de CO2) mas também pelos 51 km de autonomia sem emissões poluentes e com uma velocidade máxima limitada aos 137km/h. Em modo híbrido a velocidade máxima é de 220km/h e a sua aceleração 0-100km/h efetua-se em 6,7 segundos.
Com uma configuração que garante a tração integral permanente, e equipado com uma transmissão de oito velocidades da ZF, o Range Rover Sport PHEV, ou P400e, permite optar entre dois modos de condução, o EV (100% elétrico) e o modo híbrido. Neste último destaque para a opção pelos sistemas Save, que garante que a bateria não vai descer de uma determinada capacidade, e PEO (Predictive Energy Option) que recorre aos dados de GPS de forma a otimizar os consumos de energia. O Range Rover Sport PHEV conta com uma bateria de 13,1kWH, que pode ser carregada em 2.45h numa carga rápida de 30 amperes ou, num sistema doméstico de 10 amperes, em 7.30h.
No topo das opções encontramos a versão desportiva Sport SVR, que recorre a um motor V8 5.0L Supercharged que debita 575CV e 700Nm. Garantindo níveis de dinâmica sem rival na gama da Range Rover, consegue atingir os 100km/h em 4,5 segundos e vê as suas capacidades potenciadas por um chassis específico e um desenvolvimento que se focou no controlo do carro durante as acelerações e travagens mais fortes.
Como não podia deixar de ser, a personalidade mais agressiva do Sport SVR é visível também nos seus elementos visuais, como o capot com zona central em fibra de carbono ou o para-choques específico. A bordo encontramos novos bancos Supersport que são 30kg mais leves e ainda pedais em alumínio, sendo de referir ainda a existência dos logos específicos. Uma última referência ainda para a iluminação específica de boas vindas.
Em termos estéticos o SUV Range Rover Sport acolhe um novo para-choques para, em conjunto com a iluminação revista, oferecer um perfil mais agressivo à dianteira. As opções para as luzes vão, em ordem crescente, dos LED Premium, Matrix, Pixel até aos Pixel Laser formados por 144 LEDS e 4 díodos laser para garantir uma grande eficácia na visibilidade mesmo além dos 500 metros. A estética ganha ainda um novo spoiler traseiro, a opção por jantes de 21’’ e 22’’ e ainda os packs Black Exterior (apenas HSE Dynamic) e Carbon Fibre.
A bordo o condutor encontra o novo sistema de infotainment Touch Pro Duo, que os seus responsáveis de desenvolvimento designam por ‘Blade’ (lâmina) e que conta com dois ecrãs de 10’’. Outra das novidades passa pela possibilidade de escolher entre os 14 pontos de carga para dispositivos a bordo, incluindo ligação para dar carga a laptops. Além disso, para deixar o sol brilhar a bordo basta agora recorrer à abertura por gestos da cobertura do teto panorâmico, com um movimento da mão para a retaguarda em frente do espelho retrovisor interior para que o sistema seja acionado.
Nas tecnologias de segurança, a Range Rover destaca no Sport os sistemas limitador de velocidade adaptativo, monitorização da condição do condutor, aviso do ângulo morto e também a maior capacidade do sistema de reconhecimento de sinais, que sabe ler informações mais complexas como os “Stop”. Outro atributo chave para o Range Rover, potenciando as suas capacidades em todos os pisos, é o Terrain Response 2, que além do novo Comfort e do Dynamic ainda inclui os modos GRass/Gravel/Snow, Mud/Rots, Sand, Rock, Crawl e Eco. As capacidades de reboque do Advanced Tow Assist são outra das tecnologias em destaque do novo Range Rover Sport.
Com mais de 732000 unidades comercializadas desde o lançamento em 2004, o Range Rover Sport vai tentar continuar nesta senda de sucesso. Para tal conta com uma gama internacional de motorizações que vai desde os 240CV até aos 575CV e que conta agora também com o primeiro híbrido de Plug-In da marca.