Miguel Oliveira vai partir esta madrugada (4h20) da primeira linha do GP da Austrália, ocupando o terceiro lugar da grelha de partida de Moto2. Com a outra KTM da equipa de Aki Ajo, Brad Binder partirá do quarto lugar.
No sábado, o piloto luso começou por bater toda a concorrência no terceiro treino livre (FP3), liderando de fia a pavio a sessão, sendo o único piloto a rodar no segundo 33 (1’33,919) e deixando muito para trás os principais adversários no campeonato, muitos deles vitimas de queda no asfalto molhado e seco de Phillip Island, como foi o caso do japonês Takaaki Nakagami que liderava a tabela de tempos.
Neste último treino livre, Oliveira e Binder arriscaram e saírampara a pista com slicks, continuando a trabalhar na configuração das suas motos e o português foi o mais bem sucedido na sessão de 45 minutos, sendo um dos quatro pilotos que melhorou os seus tempos em relação a sexta-feira.
A pole parecia perfeitamente ao alcance de Miguel Oliveira e a estratégia em termos de pneus manteve-se para a sessão de qualificação. Com algumas gotas de chuva a cair no início da sessão, Oliveira não teve que esperar muito para sair e lutar pela pole position. Oliveira e Binder saíram para a pista juntos, e numa excelente estratégia coletiva baixaram os seus tempos em duas voltas consecutivas, mas o português acabou prejudicado pelo elevado tráfego no circuito australiano.
Esta madrugada, na décima sexta corrida do ano, tanto Oliveira como Binder estão entre os favoritos para a corrida, até porque ambos já venceram no traçado de Phillip Island como pilotos da Red Bull KTM Ajo em Moto3, em 2015 e 2016, respectivamente.
#44 Miguel Oliveira:
"Foi uma estranha sessão de qualificação. Começou imediatamente a chover quando saímos para a pista pela primeira vez, e tivemos que começar um pouco mais tarde do que planeamos. No final tudo correu bem, eu me sinto bem na moto e estou confortável."
"Foi um pouco decepcionante porque senti que tinha algo mais em reserva e poderia ter feito um pouco melhor, mas encontrei muitos pilotos à minha frente que me impediram de conseguir uma posição melhor. É uma pena não ter conseguido estabelecer um ritmo mais alto, mas para amanhã estou confiante de que obteremos um bom resultado.”
Resultados (Qualificação)
1. Mattia Pasini (Kalex) 1:33.300
2. Marcel Schrotter (Suter) 1:33.308 +0.008
3. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 1:33.422 +0.122
4. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) 1:33.453 +0.153
5. Franco Morbidelli (Kalex) 1:33.495 +0.195
HORÁRIOS DO GP DA AUSTRÁLIA
Domingo
01h10 Warm-up Moto2
04h20 Corrida Moto2