Miguel Oliveira conseguiu a sua primeira vitória na Moto2 - também a primeira para a KTM na classe - dominando a corrida por completo, da primeira à última volta, conseguindo assim recuperar o terceiro lugar no campeonato.
Ricardo Ferreira
O dia foi perfeito para Miguel Oliveira, mas também para Brad Binder e para a equipa austríaca gerida por Aki Ajo. O piloto sul-africano foi segundo na corrida, na frente do líder do campeonato Franco Morbidelli, conseguindo assim o seu primeiro pódio esta temporada.
No entanto, o herói do dia foi mesmo o piloto português que chegou a ter 5 segundos de vantagem para o duo perseguidor, Binder e Morbidelli, recebendo tranquilo a bandeira de xadrez e fazendo soar “A Portuguesa” no circuito de Phillip Island.
Em resumo, um dia histórico para a equipa, para a fábrica austríaca e para Portugal, que viu na última madrugada Miguel Oliveira conseguir a sua primeira vitória na categoria, tornando-se o primeiro piloto português a fazê-lo e, em simultâneo, oferecer à KTM sua primeira vitória no seu primeiro ano em Moto2.
Oliveira já tinha vencido em Phillip Island, há duas temporadas atrás quando ainda corria na Moto3, mas desta vez, o seu domínio foi inquestionável! Um excelente arranque permitiu-lhe ir para a frente no arranque e manter a liderança nas restantes 25 voltas.
Com um ritmo incomparável, o português escapou do colega de equipa Binder e de Franco Morbidelli na oitava volta, cruzando a linha de chegada com quase uma vantagem de 3 segundos.
Já o segundo lugar de Brad Binder foi bastante mais suado, saiu do quarto lugar, e ficou logo atrás de Oliveira no primeiro setor. A partir desse momento, o sul-africano assumiu a segunda posição e ficou envolvido numa batalha constante com Morbidelli, até ser ultrapassado por Takaaki Nakagami que viria a cair.
Após esta corrida, ambos os pilotos do Team Ajo KTM, Oliveira #44 e Binder #41, subiram posições na classificação do campeonato com o resultado histórico do GP da Austrália.
Com apenas duas rondas para completar a temporada de 2017 (Malásia, 29 OUT e Valência, 12 NOV), Miguel Oliveira recuperou a terceira posição (191 pontos) e Brad Binder entrou no Top 10 no seu primeiro ano em Moto2 (89 pontos).
O que disse Miguel Oliveira:
"Estou muito feliz, apenas sinto felicidade e não poderia estar mais agradecido por esta vitória, porque quando começou a chover eu tive que lutar um pouco. É verdade que já tinha uma certa vantagem, mas estava ciente de que a distância que eu tinha dos meus perseguidores tinha sido reduzida, o que me criou um pouco de stress."
"Como podem imaginar foi a maior corrida da minha vida. Estou muito feliz com a equipa e com a minha primeira vitória na Moto 2, a primeira para a KTM e, espero, não a última ".
Resultados (Corrida)
1. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 39: 25.920
2. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) +2.974
3. Franco Morbidelli (Kalex) +3.846
4. Jesko Raffin (Kalex9 +7.348
5. Xavi Vierge (Tech3) +7.403
Campeonato de Moto2 2017
1. Franco Morbidelli (Kalex) 272 pontos
2. Thomas Luthi (Kalex) 243 pontos
3. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) 191 pontos
4. Alex Marquez (Kalex) 190 pontos
5. Francesco Bagnaia (Kalex) 150 pontos
10. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) 89 pontos