A poucas semanas das primeiras entregas do A110 Premiere Edition, a Alpine apresentou o A110 Cup, para estar presente nos circuitos europeus a partir de 2018 como parte da "Alpine Europa Cup".
Ricardo Ferreira
Tirando o máximo partido da leveza e agilidade do modelo de produção, o A110 Cup vem com recursos tecnológicos de ponta, combinando desempenho, eficiência e prazer de condução.
Baseado no chassis definido pela Alpine, o design, o desenvolvimento e as vendas do A110 Cup foram confiados à Signatech, parceira da marca no FIA World Endurance Championship (WEC).
Chassis desportivo, preciso e eficiente
Construído na fábrica de Dieppe da Alpine, o chassis monobloco desta versão Cup foi modificado para adaptar a geometria da suspensão, reduzir a altura ao solo (-40mm), fornecer pontos de fixação para o arco de proteção (roll bar) e adaptar a rigidez aos requisitos das corridas, especialmente ao nível de aderência fornecidos pelos pneus slick. O design também foi gerenciado como parte da parceria entre a Signatech e Renault Sport Racing, que forneceram os seus conhecimentos para os cálculos do projeto.
No compartimento do motor, essas modificações resultaram na montagem de elementos laterais específicos de reforço do chassis. Ligados à parte traseira do roll bar, existem novo componentes de alumínio, que maquinados a partir de um bloco sólido de metal, permitem uma ligação reforçada do arco de proteção á carroçaria na parte superior. Os pontos de fixação inferiores foram soldados duas semi-traves que suportam o motor.
Fornecidos pela Öhlins, os quatro amortecedores de mola são de compressão e ressalto ajustáveis. Como o carro de produção, o Alpine A110 Cup vem equipado com pneus slick provenientes da Michelin.
Forte compromisso com a segurança
Foi também dada uma atenção muito especial às características de segurança ativa e passiva desta versão Cup. Para enfrentar o desafio de integrar um arco de proteção num chassis construído em alumínio, os engenheiros e técnicos apresentaram uma solução técnica engenhosa.
Durante a montagem do chassis monocoque na fábrica de Dieppe, foram incorporadas nessa estrutura placas de aço, fixas por colagem e depois aparafusadas e protegidas por um e-coat, servindo essas placas como pontos de montagem dos tubos de aço do rol bar que assegura a segurança do condutor.
Pronto para a corrida, o Alpine Cup vem munido de um conjunto de características de segurança premium, como o cinto de segurança e assentos em carbono da Sabelt com apoios de cabeça e cinto HANS com seis pontos de fixação, extintor automático, bateria seca, chave mestra, etc.
Como no Alpine A110 de série, o sistema de travagem é fornecido pela Brembo. Fabricados a partir de uma única peça de magnésio, as pinças de seis pistões de última geração possuem imponentes discos ventilados, 355mm de diâmetro na frente e 330mm na parte traseira. O Alpine Cup está equipado com ABS e sistemas de controle de tração, que podem ser ajustados ou desativados.
Motor de 270 cv com transmissão sequencial
Sob o capô, o A110 Cup é alimentado pelo motor de produção de 1,8 litros com injeção direta e turbocompressor. Equipado com um filtro de ar e um escape especialmente projetado para as corridas, a potência do motor foi aumentada para 270 cv (+ 18 cv), mantendo-se o binário no valor de 320 Nm.
A gestão eletrónica é fornecido por uma Unidade de Comando MGE-Marelli SRG 140 de última geração, que também incorpora o sistema de aquisição de dados do motor e do chassis. O motor é acoplado com uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades, desenvolvida especificamente como parte de uma parceria entre a Signatech e a 3MO. Está equipado com um diferencial de deslizamento e autobloqueio limitado.
Bem-vindo a bordo!
A cabine do A110 Cup foi concebida para proporcionar ao condutor o maior prazer e conforto possível. No assento desportivo Sabelt com um encosto de cabeça embutido, o condutor é confrontado com um volante XAP, desenvolvido especificamente para o A110 Cup e inspirado no que é empregue no carro de endurance Alpine A470.
Como qualquer outro componente no carro, este volante apresenta uma qualidade apenas encontrada em carros de pista semelhantes. Possui comandos de caixa por botões, um painel de instrumentos digital e uma variedade de interruptores de controle (mapeamento de direção, controle de tração e ABS, limitador de velocidade no pit lane, rádio, alimentação do motor, etc.)
A caixa de pedal ajustável e a coluna de direção ajudam a adaptar a posição de condução de acordo com todas as medidas do condutor. Por último uma curiosidade: o Alpine A110 Cup mantém o sistema de ar condicionado original e permite que um segundo assento seja instalado.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
Antes da sua primeira corrida, o A110 Cup passará por um grande programa de testes e desenvolvimento. Os pilotos de endurance da Alpine, Nicolas Lapierre e Nelson Panciatici vão estar presentes na maioria das sessões, testando a fiabilidade do carro e definindo a configuração básica, que será comunicada a todos os clientes.
Para obter um produto tão versátil quanto possível, outros pilotos - profissionais e amadores - serão convidados a participar de testes numa ampla variedade de pistas: Jerez, Magny-Cours, Motorland Aragon, Valência, Portimão, Navarra , etc.
O objetivo da Signatech é completar pelo menos 7.500 km de testes, o equivalente a três temporadas completas na Alpine Europa Cup.
CALENDÁRIO 2018 DA "ALPINE EURO CUP"
1-2 Junho _________________________Circuit Paul Ricard (França)
Junho/Julho ________________________Tbc (Alemanha)
14-15 Julho _______________________ Dijon-Prenois (França)
1-2 Setembro ______________________Silverstone (Grã-Bretanha)
22-23 Setembro ____________________Spa-Francorchamps (Bélgica)
20-21 Outubro _____________________Barcelona (Espanha)