O Hyundai Motor Group delineou a sua futura estratégia de desenvolvimento de motores, na sua Conferencia Internacional do Motor, num evento que juntou na Coreia do Sul, mais de 1.200 engenheiros e académicos das principais empresas líderes mundiais.
Tendo como tema central 'Knock the Limit of Powertrain Technologies: To Enhance Value for Customers', a Hyundai revelou os seus primeiros quatro motores e duas transmissões da próxima geração Smart Stream, tecnologia que incorpora um número de tecnologias avançadas que ajudarão o grupo coreano a atingir os seus objetivos globais de emissões a longo prazo.
Desenvolvido pelos engenheiros premiados da Hyundai Engine, os motores sob a sigla Smart Stream oferecem economia de combustível melhorada e reduzidas emissões de gases de escape. Começando com a introdução da unidade de 1.6 litros de gasolina e motores diesel Smart Stream, a tecnologia estará eventualmente disponível para todos os veículos do Hyundai Motor Group.
As melhorias aumentarão a eficiência das unidades a gasolina ediesel, juntamente com o desenvolvimento de novos motores híbridos e elétricos plug-in, além de um veículo elétrico da próxima geração da empresa (FCEV).
‘Smart Stream’, o grupo propulsor de próxima geração
Introduzido pela primeira vez no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2017, os novos motores Smart Stream vão permitir à Hyundai responder às mudanças globais na regulação ambiental e procura dos clientes por carros divertidos. A palavra "inteligente" implica ser inteligente em design, controle e operação, enquanto "Stream" refere-se a movimentos dinâmicos de mobilidade.
A tecnologia Smart Stream de próxima geração otimiza a estrutura de força motriz existente, com componentes do motor reduzidos em tamanho e peso para aumentar a eficiência do combustível. Com as técnicas avançadas de combustão dos motores Smart Stream, o grupo de motores hyundai pretende maximizar a eficiência térmica em/até 50% no futuro.
Entre a tecnologia Smart Stream apresentada na International Powertrain Conference, a primeira aplicação comercial da tecnologia CVVD (Continuous Variable Valve Duration). No motor turbo Smart Stream G 1.6, a abertura e o fecho das válvula dos cilindros são cronometrados para responder melhor a vários modos de condução, como a condução ecológica ou a condução dinâmica.
Esta nova tecnologia inclui ainda o sistema de Transmissão de Dupla Embraiagem húmida (DCT), com velocidade inteligente de oito velocidades. Ao contrário das transmissões automáticas convencionais, o sistema de dupla embraiagem permite uma resposta de mudança ideal, com a engrenagem de oito velocidades e um sistema hidráulico de alta eficiência que oferece em simultâneo, desempenho de aceleração mais rápido e superior economia de combustível.
Em 2022, o grupo de motores Hyundai tem como objetivo desenvolver uma nova linha de força do Smart Stream, composta por 10 motores a gasolina, seis motores a diesel e seis transmissões.
Estratégia-chave para 2025
Na International Powertrain Conference, os responsáveis do grupo sublinharam a crença de que o motor de combustão interna irá manter uma forte presença no mercado até 2025, à medida que os motores híbridos e elétricos plug-in começam a receber maior aceitação.
Para responder à diversificação das necessidades do mercado, o grupo de motores da Hyundai produzirá uma maior proporção de grupos motopropulsores híbridos elétricos, de células de combustível e plug-in, ao lado de seus motores de combustão interna Smart Stream altamente eficientes.
Esta mudança para produzir mais motores alternativos, é acompanhada de planos para aumentar a capacidade da bateria e aumentar as capacidades de alcance elétrico de seus modelos elétricos, proporcionando maior eficiência aos clientes.
Veículo Elétrico de Pilha de Combustível (FCEV):
tecnologia pioneira com 800 km de autonomia
Com os novos motores Smart Stream, o grupo de motores da Hyundai também tem como objetivo construir a sua posição de liderança em tecnologia de propulsão avançada. Embora o foco na melhoria da eficiência de seus motores de combustão interna seja importante, o grupo de motores da Hyundai continuará a liderar a indústria em veículos elétricos de pilhas de combustível (FCEV), investindo no desenvolvimento de seu grupo de geração de hidrogénio de próxima geração.
O próximo FCEV da Hyundai terá uma autonomia de 800 km, uma potência máxima de 163 cv e a maior densidade de armazenamento de hidrogénio de qualquer veículo de célula de combustível no mercado. Um caminho, portanto, muito próximo do seguido pelos japoneses da Honda.