top of page
motores7magazine

AUTO | É oficial! A 444,6 km/h, o Koenigsegg Agera RS é o carro mais rápido do mundo


Já se adivinhava algo de novo em termos de recordes. E aconteceu no Nevada, mas não com o Bugatti Veyron! O Koenigsegg Agera RS – ainda que produzido numa série muito pequena – tornou-se no carro de série mais rápido do mundo, de acordo com o Guinness Book of Records.


Este superdesportivo alcançou uma média de 444,6 km/h em duas passagens e em direção oposta num trecho de 11 milhas de uma estrada fechada para o tráfego em Nevada, nos EUA.


Ao volante do Agera RS esteve Niklas Lilja, o piloto de testes da marca. Mas para que um registo fique válido, o carro deve fazer duas passagens e os juízes Guinness deve fazer a média dessas duas passagens. E obvio, uma vez que é uma média, há um registo em que a velocidade máxima é maior. Isto aconteceu quando o Koenigsegg Agera RS atingiu em determinado ponto os 457 km/h.

Koengisegg não estava satisfeito com a pulverização do registo dos 0-400 km/h do Bugatti Chiron há pouco mais de um mês atrás. E por isso insistiu em arrebatar o registo de velocidade para um carro de série. O recorde anterior que foi de 434,5 km / h foi alcançado pelo Bugatti Veyron Super Sport em 2010, nas mãos do piloto francês Pierre-Henri Raphanel.

O Koenigsegg Agera RS equipa um motor V8 twin-turbo de 5.0 litros que desenvolve 1.360 cv e 1.371 Nm , é o motor de 1 megawatt (1 megawatt).

Com apenas 1.295 kg, o Agera RS já alcançou o registo acima mencionado de 0-400 km/h nuns escassos 36,44 segundos, quando o Bugatti Chiron precisou de 5 segundos mais.

Agora só nos resta ver a reação da Bugatti com o Chiron e da Hennessey, com o Venom F5 , que acaba de ser apresentado. Neste ponto, a chave estará nos pneus . No caso do Koenigseg Agera RS, os suecos usaram um único conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de 265 / 35-19, frente e 345 / 30-20, para trás. E no final do dia, os pneus estavam em muito boas condições.

Curiosamente, o Bugatti Veyron Super Sport "World Record Edition", teve a sua velocidade máxima limitada a 415 km/h, precisamente para preservar a integridade dos pneus. Além disso, a Bugatti garante que eles ainda não experimentaram bater o registo de velocidade máxima com o Chiron devido à falta pneus adequados.


E pergunto-me. Será o Koenigsegg Agera RS, o futuro carro de Cristiano Ronaldo?


0 visualização0 comentário
bottom of page