top of page
RICARDO FERREIRA

AUTO | Lamborghini Terzo Millenio: Revolução em marcha-atrás?


A Automobili Lamborghini, em colaboração com dois laboratórios do MIT, dá os primeiros passos de um futuro superdesportivo elétrico, sem baterias convencionais e com recurso à nanotecnologia.

O concept "Lamborghini do Terzo Millennio", imagina fisicamente as teorias de design e tecnologia do amanhã, ao mesmo tempo que sustenta a intriga visual, o desempenho impressionante e, o mais importante, a emoção visceral encontrada em todas as dimensões de um desportivo Lamborghini.

É um projeto apresentado para as futuras gerações dos amantes de superdesportivos… o problema é que muitas das soluções apresentadas, são sustentadas nas experiências de outros fabricantes!

O objetivo tecnológico do projeto é permitir que a Lamborghini coloque os futuros susperdesportivos em cinco dimensões diferentes: sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design visionário e emoção.

As duas primeiras dimensões são concebidas em conjunto com os dois laboratórios do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts: o "Dinca Research Lab", liderado pelo Prof. Mirceadinca (Departamento de Química) e o "Grupo de Mecanossíntese", liderado pelo Prof. Anastasios John Hart (Departamento de Engenharia Mecânica).

Esta colaboração é sobretudo financiada pela Automobili Lamborghini e destina-se a obter uma inovação radical na tecnologia de sistemas de armazenamento de energia e ciência de materiais.

"Exatamente há um ano atrás, assinámos um acordo com o programa MIT-Itália que marcou o início de uma colaboração com estas duas entidades.” Diz Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Automobili Lamborghini. “Neste projeto o que pretendemos é escrever uma página importante no futuro dos superdesportivos durante o terceiro milénio.”


Redefinir os materiais para o automóvel

Focados no futuro, MIT e Lamborghini olham mais além da condução autónoma e concentram-se no próprio veículo como um elemento auto-sustentável. E graças aos estudos do MIT, a Lamborghini pode ser pioneira na tecnologia auto-regenerativa.


Para o Terzo Millenio, ambas as partes estão a trabalhar numa fórmula de carbono que seja capaz de restaurar eventuais quebras dos painéis na carroçaria, sem ajuda de terceiros. Tal poderá ser possível graças à monitorização contínua da estrutura, através de sensores que poderão ativar os micro-canais compostos por soluções químicas regenerativas.

O Terzo Millenio é o resultado visionário do Lamborghini Centro Stile para expressar elementos de design futuros, aplicando mudanças radicais na tecnologia e antecipando elementos do próximo design da Lamborghini. A evolução e o desenvolvimento da tradicional assinatura “em Y” nas luzes dianteiras e traseiras, é um desses exemplos. Mas o Lambo Terzo Millenio que ir mais além. Os dois laboratórios do MIT, famoso centro de pesquisa norte-americano, assentam grande parte do projeto não só no desenvolvimento de novos materiais, mas também nas questão de armazenamento de energia.


100% elétrico e carroçaria

como a nossa pele... auto-cicratizável

Todas essas linhas de pesquisa vão resultar num veículo 100% elétrico, mas que tem a particularidade de armazenar eletricidade nos seus painéis da carroçaria, por via dos nanotubos de carbono que a compõem, e que despenham a função de armazenamento de uma bateria.


Uma atenção louvável, em teoria, a favor do menor peso e espaço em relação ao volume que ocupam numa viatura as atuais baterias. Estas serão assim minúsculas pilhas de armazenagem de energia, no entanto, no comunicado da Lamborghini, esta não avança dados técnicos ou de desempenho.


No entanto, tudo isto é algo dececionante, considerando que a Volvo já havia desenvolvido um processo semelhante em 2013, em parceria com os cientistas do Imperial College de Londres, obtendo 130 km de autonomia e um emagrecimento no peso de 15% de um protótipo.

Outra evolução chamada "revolução" é a carroçaria de carbono auto-cicatizável, cujo composto de resina possui a capacidade de selar microfissuras, outras das inovações no Lamborghini Terzo Millenio.

Pois... obrigado mas a Nissan e a Infiniti já o ofereceram durante muitos anos nos seus modelos de ponta. A única inovação é, finalmente, a sua transposição sobre o material de carbono.





0 visualização0 comentário
bottom of page