Aqui fica um resumo das principais novidades presentes no Salão de Milão, retratado em imagens supreendentes, onde não faltam novas tecnologias como a iluminação por laser, uma Vespa elétrica, e muito, muito glamour !
Fotos: EICMA / Divulgação
Nesta 1ª Parte sobre o certame milanês, expomos as maiores novidades para 2018 dos fabricantes de motos da Honda, BMW, Ducati, Kawasaki, Grupo Piaggio, Harley-Davidson, Triumph, MV Agusta, Indian e Benelli. Na 2ª Parte, abordamos as restantes marcas e os fabricantes de acessórios para motos.
Honda GL1800 Goldwing / 127 CV
Para 2018, a GL1800 Gold Wing abraça uma nova direcção e é um modelo totalmente novo, "dos pés à cabeça". No entanto e apesar disso, continua a exibir o seu motor característico de seis cilindros opostos, responsável pela "avalanche" de binário e de potência, mantendo-se portanto como "A MOTO” premium de turismo de referência na gama da Honda, repleta de equipamentos e funcionalidades.
Ainda assim, a GL1800 está agora mais pequena, mais leve e bastante mais ágil, no fundo, uma verdadeira moto para o "motociclista viajante".
Mais novidades Honda:
BMW K 1600 Grand América / 160 CV
A BMW Motorrad expande a sua gama no segmento de turismo com a adição de um modelo projetado especificamente para viagens confortáveis. A BMW K 1600 Grand America fez a sua estreia mundial em Milão.
Derivado da BMW K 1600 B, o novo modelo combina o desempenho supremo do seu motor de 6 cilindros com características exclusivas do equipamento que permitem fazer viagens longas, confortáveis e fascinantes no estilo de cruzeiro das estradas americano, seja a solo ou com passageiro.
Mais novidades BMW:
Ducati Multistrada 1260 / 158 CV
Porque mais é sempre melhor, se a Multistrada 1200 já era a referência perfeita, a rainha das trail asfálticas volta á carga e com o nome Ducati Multistrada 1260 incorpora as mais recentes capacidades desenvolvidas em Borgo Panigale.
O motor Euro4 da nova Multistrada 1260, redesenhada e com mais cilindrada alcança os 158 cavalos com uma eletrónica ainda mais sofisticada.
Mais novidades Ducati:
Kawasaki Ninja H2 SX / 200 CV /
Já passaram três anos desde que as poderosas Kawasaki H2 e H2R foram apresentadas. Durante este tempo em que as tendências vão mudando cada vez mais rápido, o construtor de Akashi tem melhorado as suas motos desportivas, aproveitando agora para relançar o conceito de uma desportiva de turismo com um motor sobrealimentado para altos voos.
A nova Kawasaki Ninja H2 SX promete emoções fortes, juntamente com consumos reduzidos, graças à sobrealimentação utilizada no motor. Um motor de quatro cilindros que dá mais um passo adiante, adaptando-se especificamente à estrada com uma entrega de potência linear, especialmente desenvolvida para girar a rotações baixas e médias.
Mais novidades Kawasaki:
Vespa Elettrica / 2 a 4 kW (Grupo Piaggio)
A nova Vespa Elettrica debita 2 kW com 100 km de autonomia elétrica. Finalmente, a Vespa decidiu lançar mão a um dos seus modelos mais procurados e colocar-lhe um motor elétrico, juntando-se a outras marcas como a BMW que já incorporaram modelos desse tipo nas suas gamas.
Com a Elettrica, pela primeira vez na história da Vespa a marca não emprega um motor de combustão para se movimentar.
O motor elétrico é muito pequeno, tem apenas 2 kW de potência contínua, embora seja capaz de atingir 4 kW em picos de aceleração.
Uma potência que é semelhante à oferecida numa qualquer scooter de 49 cc, mas com eletricidade no meio. Isso implica boas sensações em termos de aceleração e, acima de tudo, implica zero emissões para preservar o meio ambiente.
Mais novidades do Grupo Piaggio:
Harley-Davidson Screamin'Eagle
Mais novidades Harley-Davidson:
Triumph Tiger 1200 XR / 141 CV
No exterior, a Tiger 1200 reforça a sua imagem familiar com uma estética cada vez mais próxima da 800 (ou 800 a 1200). O perfil é mais moderno e ao mesmo tempo elegante, e as ópticas LED dão-lhe um toque futurista para combinar com o novo grafismo.
Por dentro da Tiger 1200 bate um coração tricilíndrico em linha que foi completamente redesenhado. Com 1215cc de cilindrada produz uns interessantes 141 cavalos de potência e 122 Nm de torque, com curvas de potência adaptadas para uma entrega vigorosa a baixos e médios regimes, além de uma sonoridade de escape mais cativante que nunca.
Mais novidades Triumph:
MV AGUSTA DRAGSTER 800 RC
Brutalidade italiana em ar de corrida, assim se podem definir as novidades introduzidas na Dragster 800 RC. Na MV Agusta continuam a trabalhar incansavelmente para dar um novo visual e não só às suas maiores estrelas, como a F4 RC 2018. No caso da Dragster 800 RC o resultado não podia ser mais espetacular e em Milão dava vontade de esfregar os olhos para a ver melhor.
As novidades não se limitam ao nível estético, uma vez que também há muitas mudanças mecânicas que têm como objetivo melhorar o desempenho e funcionalidade da espectacular moto italiana.
Mais novidades MV Agusta:
INDIAN
BENELLI